Traumas ortopédicos simples permanecem na Emergência 24h

Hélvio Chagas Ferro, gestor médico da Santa Casa Farol

A partir desta segunda-feira (dia 19/05), o atendimento pediátrico da Emergência 24 Horas será transferido para a Santa Casa Farol. Já os pacientes infanto-juvenis que apresentem traumas ortopédicos básicos, como fraturas simples em braços e pernas, continuarão sendo atendidos na Emergência 24 Horas.
No ano passado a instituição investiu em uma nova unidade dedicada ao atendimento emergencial ortopédico que está habilitada também a receber crianças e adolescentes.
Para ser atendido na Emergência Ortopédica o paciente precisa, antes, dirigir-se à recepção da Emergência 24 Horas. Após a triagem, seguindo os parâmetros do Protocolo de Manchester (prioridade do paciente segundo o quadro clínico), o paciente é encaminhado para atendimento na Emergência Ortopédica.
Já os casos envolvendo trauma crânio-encefálico, múltiplas fraturas, lesões perfuro-cortantes por arma de fogo ou por arma branca (facas, lâminas etc.) ou ainda lesões oriundas de acidentes automobilísticos, por exemplo, devem ser encaminhados para outras unidades capacitadas para este tipo de atendimento.