Residência Médica da Santa Casa de Maceió recebe o dobro de inscrições em relação a 2014
A Gerência de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Maceió recebeu 219 inscrições para o processo seletivo da Residência Médica 2015, o que representa mais que o dobro do registrado no ano passado. Na verdade, o total de interessados chegou a 293, mas 74 não finalizaram o processo de inscrição e por isso não participarão da seleção, que se inicia no dia 28 de janeiro em salas do Centro Universitário Tiradentes, no bairro de Cruz das Almas, em Maceió.
Conforme destaca a gerente de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Maceió, Maria Alayde Mendonça Rivera, as três especialidades mais procuradas este ano foram Anestesiologia (45 candidatos disputando quatro vagas com uma concorrência de 11,25 por vaga), Clínica Médica (43 inscrições para seis vagas, sendo 7,16 interessados por vaga) e Cirurgia Geral (31 inscritos para duas vagas). Esta última, conforme lembra Alayde Rivera, registrou a maior concorrência com 15,5 candidatos por vaga.
No outro extremo, as menos procuradas foram Nefrologia (uma vaga, sem inscrições), Cardiologia (duas vagas disputadas por um único candidato) e empatados em terceiro lugar, com dois candidatos cada, Geriatria (duas vagas) e Medicina Intensiva (duas vagas).
A novidade este ano foi a inclusão de sete novas especialidades: Geriatria (2 vagas), Cancerologia Clínica (2), Cancerologia Cirúrgica (3), Radiologia e Diagnóstico por Imagem (2), Cardiologia (2), Medicina Intensiva (2) e Anestesiologia (4 vagas).
Além disso, ocorreu o aumento no número de vagas da Clínica Médica, que passou de quatro para seis vagas. Nas demais especialidades o número permaneceu o mesmo em relação ao ano passado: Cirurgia Geral (2), Ortopedia/Traumatologia (2), Nefrologia (1), Otorrinolaringologia (1), Pediatria (2) e Obstetrícia/Ginecologia (2).
Segundo o presidente da Coordenação da Residência Médica (Coreme) da Santa Casa de Maceió, Antonio Alício Moreira de Oliveira Júnior, “a grande procura pelos diversos programas de Residência Médica reflete a qualidade da formação médica que é aqui oferecida, fruto do compromisso dos médicos preceptores e do investimento institucional que vem sendo realizado há muitos anos”. Nas palavras do diretor médico Artur Gomes Neto, "através da Residência Médica, a Santa Casa de Maceió contribui com a formação de novos médicos especialistas, aprimora a assistência em saúde para a comunidade alagoana e se solidifica como um hospital de ensino".
As provas da 1ª fase serão realizadas no próximo dia 28 de janeiro às 8 horas no Centro Universitário Tiradentes. A 2ª fase será realizada no dia 30, em locais e horários a serem informados após a divulgação do resultado da 1ª Fase.
Deixe uma resposta