Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Abertas inscrições para a turma 2015 do Grupo de Envelhecimento Ativo da Santa Casa de Maceió

Adquirido, reformado, ampliado, reequipado e inaugurado em junho de 2009, o Hospital Nossa Senhora da Guia (HNSG) recebeu investimentos para atender com excelência às gestantes de baixa e média complexidade pelo Sistema Único de Saúde, além de realizar cirurgias em crianças também pelo SUS.

Parto humanizado na maternidade do Hospital Nossa Senhora da Guia

Parto humanizado na maternidade do Hospital Nossa Senhora da Guia

A importância do Hospital Nossa Senhora da Guia para a rede pública de saúde se mostrou mais evidente no ano passado com o fechamento para reforma da Maternidade Santa Mônica. Com a transferência provisória da unidade para o Hospital Universitário, o setor de triagem obstétrica do HNSG quase triplicou o atendimento, passando de uma média de 400 para 1.200 atendimentos/mês.

Mantendo a condição de maternidade que mais atende pelo SUS em Alagoas, o Hospital Nossa Senhora da Guia registrou 2.891 partos normais em 2014, superando os 2.228 partos cesáreos e totalizando 5.117 partos.

“Os números mostram o empenho de toda a equipe em prol do parto normal, antecipando-se à recente norma publicada pelo Ministério da Saúde e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) de estímulo ao parto normal. Somente no mês de dezembro atingimos um índice de 60,54% de partos normais”, comentou o cirurgião pediátrico Luciano Agra, gestor médico do Hospital Nossa Senhora da Guia.

No período, foram realizadas ainda 330 curetagens, 12 procedimentos obstétricos e 62 cirurgias ginecológicas, elevando a um total de 5.447 procedimentos realizados.

A maternidade registrou ainda 2.837 consultas de pré-natal, 1.206 consultas ginecológicas, 11.571 consultas obstétricas, 2.629 consultas de puericultura, 4.722 testes da orelhinha e 3.996 registros de nascimento.

Em 2014, a unidade pediátrica do Hospital Nossa Senhora da Guia realizou ainda 3.249 consultas pediátricas e 1.560 cirurgias em crianças, além de 277 cirurgias de otorrinolaringologia e 114 cirurgias vasculares em pacientes infanto-juvenis.

Estrutura

O Hospital Nossa Senhora da Guia dispõe de 70 leitos para internamento, dos quais 45 contratualizados para Obstetrícia, dois centros cirúrgicos, sendo um pediátrico e um obstétrico e 10 leitos de UCI (Unidade de Cuidados Intermediários).

A equipe médica na maternidade é composta por dois obstetras, dois anestesiologistas e dois pediatras neonatologistas de plantão 24 horas, além de uma enfermeira obstétrica no acolhimento e classificação de risco. Aas demais enfermeiras que atuam na maternidade já concluíram ou estão em fase de conclusão da pós-graduação de enfermagem obstétrica.

A unidade possui ainda uma equipe de obstetras e pediatras em regime de escala horizontal para evoluir, avaliar, medicar e agilizar as altas de gestantes e recém-nascidos internados no alojamento conjunto, o que garante uma assistência de qualidade e a maximização da disponibilidade de leitos.

Selo Unicef

Após dois longos anos de muito esforço e treinamentos, a equipe do Hospital Nossa Senhora da Guia conseguiu o selo “Hospital Amigo da Criança”, outorgado pela Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) para estimular a amamentação exclusiva após o parto.

Além disso, nas dependências da unidade funcionam a residência de Otorrinolaringologia, Cirurgia Geral e Ginecologia e Obstetrícia. A residência da Anestesiologia retorna esse ano, havendo a possibilidade da Cirurgia Pediátrica iniciar sua residência em 2016. O hospital também é campo de estágio nas áreas de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Serviço Social e Farmácia, de estudantes oriundos das instituições como UFAL e UNCISAl..

“Sonhamos com perspectivas de crescimento e de ampliação do Hospital Nossa Senhora da Guia tanto na área materna quanto na pediátrica. Sonhamos em desenvolver a cirurgia videolaparoscópica pediátrica e as urgências pediátricas cirúrgicas e neonatais com a criação da UTI Pediátrica e Neonatal. Queremos dispor do melhor centro cirúrgico pediátrico do nosso Estado e, para tanto, precisamos do reconhecimento e do continuado apoio dos gestores públicos nas esferas federal, estadual e municipal. Podemos ser a referencia da cirurgia neonatal para Alagoas”, finalizou Luciano Agra.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Santa Casa de Maceió

Theodomiro Jr. – Jornalista
MTE/AL – nº 575

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames