Santa Casa Nossa Senhora da Guia recebe palestra da Patrulha Maria da Penha

A Lei Maria da Penha é uma adolescente. Tem apenas 17 anos. Mas, em Alagoas, nos últimos cinco anos, tem conseguido impor limites a homens que usam de diversos tipos de violência sobre as mulheres. Para passar orientações e sensibilizar os colaboradores, na quarta-feira (22), agentes da Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar, foram até a Santa Casa Nossa Senhora da Guia.

Thaísa Costa, assistente social da Santa Casa Nossa Senhora da Guia, com a Cabo Camylla

A iniciativa foi desencadeada por uma situação atípica dentro da instituição. Uma parturiente que havia recebido alta 48 horas após o nascimento do filho apareceu com marcas no pescoço após desentendimento com o companheiro. Os seguranças do hospital retiraram o homem do local, que afirmou que ela estava se machucando. Ouvida pela equipe assistencial, a paciente negou a agressão.

“Somos uma maternidade e mulheres com relatos de situações de violência é uma rotina, infelizmente. Quando o caso de violência foi registrado dentro do hospital, acolhemos a paciente, discutimos os caminhos, e com a negação da vítima que sofreu violência, não chamamos a polícia. Diante desta situação, vimos a necessidade de melhorar a comunicação para que nossa equipe consiga dar o melhor encaminhamento a esse tipo de situação. A informação trazida pela Patrulha vai ser multiplicada”, disse a gestora administrativa da unidade, Isabelle Cristine Santana de Oliveira.

Colaboradores da unidade atento aos esclarecimentos da Patrulha Maria da Penha

Durante palestra, a cabo Camylla também explicou os diferentes tipos de violência e indicou os meios de denúncia disponíveis. “A Patrulha Maria da Penha desenvolve um trabalho de aproximação com a comunidade. São projetos que levam informação, conscientização, e o mais importante, incentivo à denúncia. Entendemos que a informação salva. Hoje, Alagoas conta com uma rede de atendimento. Quando uma mulher precisa, tanto o trabalho da Patrulha como de outros órgãos podem entrar em cena e fazer a segmentação do atendimento necessário”.

A Santa Casa Nossa Senhora da Guia é uma unidade 100% SUS que realiza uma média de 379 partos e 167 cirurgias por mês. De forma gratuita, atende gestantes de baixo risco e crianças com indicação cirúrgica pelo sistema único de saúde.