Equipe da UTI Geral da Santa Casa realizará antigo sonho: implantar uma UTI Cirúrgica

uti geral (2)A equipe da UTI Geral da Santa Casa de Maceió, liderada pela médica intensivista Cláudia Falcão, recebeu nesta sexta (04/11) uma boa nova do provedor da Santa Casa de Maceió Humberto Gomes de Melo: a autorização das obras da nova UTI cirúrgica.

O encontro é um dos vários promovidos pelo provedor Humberto Gomes de Melo, que vem reunindo as diversas equipes assistenciais e da área de apoio para agradecer pessoalmente o empenho de todos na certificação da Acreditação Canadense Internacional. O resultado da visita dos técnicos da ACI, realizada na semana passada, será conhecido apenas no final do mês.

Nova UTI

“A implantação da UTI Círúrgica fomentará o transplante de órgãos no hospital e evitará a suspensão de cirurgias”, comemorou Cláudia Falcão, coordenadora médica da UTI Geral da Santa Casa de Maceió. Atualmente, o centro cirúrgico realiza entre 47 e 58 cirurgias/dia com cerca de 5 a 6 intervenções suspensas por falta de vagas na UTI, problema que será resolvido com a nova UTI. Trata-se de um antigo sonho da equipe de intensivistas da instituição.

A diferença entre a UTI Geral e a Cirúrgica, explica Falcão, está no fato de que a primeira recebe pacientes que podem ou não ter uma permanência mais prolongada. Na segunda, voltada para o cuidado pós-operatório de paciente egressos do centro cirúrgico, a permanência do paciente é mais reduzida, podendo durar poucas horas a no máximo três dias. “Caso o paciente precise de cuidados que superem este prazo, o mesmo será transferido para a UTI Geral”, acrescentou.

Visita interdisciplinar

Outro diferencial da UTI Geral da Santa Casa de Maceió é a chamada visita interdisciplinar. Diariamente, das 8h35 às 9h35, a equipe formada pela fonoaudióloga Taise Falcão, Rafael Firmino (farmacêutico), Vanessa Tenório (assistente social), Bruno Siqueira (fisioterapeuta), Mirela Cerqueira e um dos sete médicos intensivistas fazem uma análise interdisciplinar do paciente ao lado de cada leito e apresentando diferentes abordagens visando um tratamento mais adequado.

Acreditação

No encontro com o provedor Humberto Gomes de Melo, a equipe multidisciplinar da UTI Geral falou de suas expectativas e do trabalho em torno da Acreditação Canadense Internacional.

A enfermeira Maria Cecilia, supervisora de enfermagem da UTI Geral, extravasou sua emoção ao falar do empenho de todos com vistas à certificação internacional.

“Quero agradecer a confiabilidade que a direção nos credita em tomar conta dos setores como se fossemos donas [do serviço] e pelo reconhecimento que todos temos recebido. Esse é o resultado do engajamento de toda equipe multidisciplinar”, comentou Maria Cecília.

Ela destacou ainda que “o reconhecimento é um grande estímulo para continuarmos crescendo e, principalmente, mantendo o hospital como referência na assistência de qualidade. Quero agradecer a toda equipe de enfermagem pela parceria, dedicação e competência de todos e a Deus pela oportunidade”, finalizou.

O provedor Humberto Gomes elogiou as conquistas recentes da instituição, lembrando que são fruto essencialmente de um trabalho coletivo baseado no empenho e dedicação de cada um.

uti geral (1)