Protocolo de prevenção é efetivo em 99,8% dos pacientes na Santa Casa

Médica Aline Apel, gestora do Programa Cirurgia Segura, e a fisioterapeuta Fabrícia Jannine

Você já ouviu falar em TEV (tromboembolismo venoso)? O TEV é a obstrução de um vaso por coágulo (trombo), que se desprende do seu local de origem e é lançado na circulação sanguínea venosa. O problema é que esse trombo pode chegar a órgãos – como o pulmão – e matar, daí a preocupação dos profissionais de saúde para se prevenir o problema.

Na ausência de protocolos de prevenção, a incidência de TEV em hospitais varia de 10 a 20% em pacientes clínicos internados e de 15% a 40% em pacientes cirúrgicos, dependendo do tipo de procedimento, sendo mais elevado em cirurgias ortopédicas e neurocirurgias. O motivo de comemoração na Santa Casa é que, após a implantação do Protocolo de TEV, a taxa de efetividade do protocolo chegou a 99,84% dos pacientes em 2017.

Alta mortalidade

Apesar de todos os avanços na medicina, o tromboembolismo venoso ainda é a principal causa de morte evitável em pacientes hospitalizados. “Quando afirmamos ser evitável, é porque tem como prevenir”, acrescentou Aline Apel, gestora do Programa de Cirurgia Segura da Santa Casa de Maceió.

Segundo ela, fatores como cirurgia prolongada, obesidade, neoplasia e cirurgia ortopédica aumentam ainda mais o risco de TEV em pacientes internados.

“A Santa Casa adotou um protocolo reconhecido para prevenção de TEV, utilizando todos os recursos necessários para impedir que ocorra esse evento em pacientes cirúrgicos”, finalizou Apel.