Almoço com Provedor destaca exemplos de crescimento profissional na Santa Casa de Maceió
Em cada edição do Almoço com o Provedor um aspecto é destacado pelo provedor Humberto Gomes de Melo e sua esposa, Rosinete Mendonça de Melo. Em meio a tantas informações, depoimentos e iniciativas compartilhadas durante o almoço, chamou a atenção os relatos de alguns dos presentes, que galgaram vários cargos e hoje estão em postos-chaves do hospital.
“São exemplos de que a Santa Casa oferece oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional”, citou o gerente Sílvio Melo (Gestão de Pessoas), explicando que durante o ano são abertos vários processos seletivos internos para os colaboradores.
No último encontro, realizado com um grupo de supervisores, chamou a atenção o exemplo do supervisor administrativo André Santos da Silva (Santa Casa Nossa Senhora da Guia). André ingressou na Santa Casa de Maceió como segurança patrimonial, sendo requisitado para trabalhar na área administrativa em setores como Engenharia Clinica, Manutenção e Patrimônio, até ser selecionado e promovido a supervisor da Santa Casa Nossa Senhora da Guia.
“As oportunidades aparecem, mas você tem que ocorrer atrás. É preciso acumular conhecimento. O que aprendi em cada área por onde passei me ajuda, hoje, a desenvolver o meu atual trabalho”, orienta André, que já comemora um velho sonho: dotar até o fim do ano todas as enfermarias da maternidade com poltronas para acompanhantes.
Algo semelhante aconteceu com o hoje superintendente da área assistencial e de suprimentos Severino Moura, que ingressou nos quadros da Santa Casa como contador, foi promovido a gerente financeiro e, por último, a superintendente, tendo sob sua tutela mais de 1000 técnicos e duzentas enfermeiras. “É preciso estar sempre aberto a novos desafios”, disse Moura.
Já o diretor administrativo e financeiro Dácio Guimarães resumiu bem o que é preciso para ser um líder, independente do cargo que ocupe: “O líder precisa estar atento; precisa ter o ‘feeling’ para lidar com as situações”, comentou. Ele também é um exemplo de como um profissional pode crescer no ambiente corporativo. Após o ingresso no hospital em 2001 como analista contábil, foi promovido, na sequência, a analista de custos, controller, gerente financeiro, superintendente administrativo e financeiro e, em 2015, a diretor administrativo e financeiro.
A psicanalista Rosinete Mendonça de Melo resumiu com precisão o que levou a gestão do provedor Humberto Gomes de Melo a ser reconhecida nacionalmente e no exterior (com a Acreditação Internacional Qmentum). “Ninguém faz nada sozinho. Podemos até sonhar, mas nada pode ser realizado se não for feito junto. O provedor vem conseguindo tornar realidade vários sonhos graças ao empenho de vocês”.
Hemodiálise
Em sua fala no Almoço com o Provedor, a supervisora administrativa Ana Lúcia (Nefrologia) citou um detalhe importante que pouca gente sabe. “Vários pacientes que fazem diálise aqui no hospital poderiam fazer o tratamento em unidades mais próximas de seu domicílio mas, ainda assim, preferem a Nefrologia da Santa Casa”, relata Ana Lúcia. Ela afirma ter ouvido vários relatos de pacientes que preferem a Santa Casa por causa do atendimento humano. Eles dizem que não são tratados como números, mas como pessoas. “Isso é motivo de muita alegria para nós”, comemora.
Grupo de Pele
Quem está comemorando também é o Grupo de Pele da Santa Casa de Maceió. O grupo foi convidado para apresentar o “case” de sucesso da Santa Casa no Congresso Brasileiro de Tratamento de Feridas. A participação foi tão positiva que o grupo já agendou uma apresentação das ações entre os profissionais do próprio hospital no dia 27 de novembro.
Maior desafio
Perguntada sobre a maior dificuldade que um supervisor enfrenta, a enfermeira Isabella Tavares (Unidade de Geriatria Santa Ana e São Joaquim) replicou o que é senso comum entre os supervisores: “A maior dificuldade não é lidar com sistemas ou fluxos de trabalho; é lidar com a própria equipe, com pessoas, cada uma com o seu jeito. Enfim, tudo o que envolve questões comportamentais é complicado”.
Hotelaria
Quem também lidera uma equipe grande é a supervisora Ana Maria (Hotelaria), com seus mais de 60 profissionais. Em sua fala, lembrou que a Santa Casa de Maceió apresentou uma evolução na última década, que se acelerou mais ainda nos últimos cinco anos. “As mudanças foram impressionantes”, disse Ana, que hoje realiza o inventário da rouparia há cada três meses e que, graças à reserva técnica, não enfrenta maiores problemas para atender o hospital mesmo diante de imprevistos.
Ana Maria elogiou a TI pela implantação do Sisqual, sistema que, entre outras funções, permite que a escala da equipe esteja pronta até janeiro de 2019, o que antes era difícil por ser feito de forma manual.
Aproveitando a fala da líder da Hotelaria, o provedor fez questão de fazer uma elogio público à veterana. “Anos atrás, após muito esperar, a Hotelaria finalmente havia ganho um belo espaço para desempenhar seu trabalho. Infelizmente, a equipe precisou se realocada para outro local por causa do acelerador linear, cuja exigência do Ministério da Saúde era que ficasse dentro do hospital. Meu elogio se deve ao fato de em nenhum momento Ana ou sua equipe terem feito reclamações ou apresentado insatisfações. Por isso, meu muito obrigado”.
Cardiologia premiada
Já a supervisora Andreza Andrade (Ensino e Pesquisa) lembrou que a Cardiologia da Santa Casa de Maceió foi premiada, em Brasília (DF), pela American Heart Association (Associação Americana do Coração) e pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). O objetivo das duas entidades é avaliar a qualidade na prática assistencial em hospitais brasileiros.
A Santa Casa de Maceió e o Hospital São Paulo foram os únicos, este ano, a receberem o prêmio Ouro por apresentarem alta adesão aos indicadores de qualidade e de desempenho em todos os três campos da pesquisa: Síndrome Coronariana Aguda, Insuficiência Cardíaca e Fibrilação Atrial. Os dois hospitais integram um seleto grupo de 16 instituições brasileiras avaliadas pelo Programa Boas Práticas Clínicas em Cardiologia.
Auditoria do TCU
Ao encerrar o encontro, o provedor Humberto Gomes de Melo registrou a auditoria do Tribunal de Contas da União, que visitou diversos centros oncológicos pelo País. Dois técnicos visitaram a Santa Casa para verificar a qualidade e o tratamento oferecido, assim como padrão das instalações e equipamentos.
“Eles foram acompanhados pelo diretor médico do hospital, Artur Gomes Neto, o que é pouco comum, e ficaram abismados com nível do atendimento que prestamos aos pacientes do SUS. Isso representa para nós mais um reconhecimento de que estamos no caminho centro”, finalizou o provedor.
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