Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Deputado Delegado Leonam encaminha R$ 600 mil para Santa Casa de Maceió

Recurso da emenda parlamentar será aplicada no Serviço de Hiperbárica

O deputado estadual Delegado Leonam destinou R$ 600 mil para a ampliação dos serviços da Hiperbárica Santa Casa de Maceió. Na quarta-feira (13), ele foi recebido pelo provedor da instituição, Humberto Gomes de Melo, e pela diretora do Serviço, Iva Henry.

Deputado Delegado Leonam com o provedor Humberto Gomes de Melo

A verba é fruto de emenda parlamentar e vai ajudar na ampliação dos atendimentos de pacientes que necessitam de oxigenoterapia. “Nós, parlamentares, temos um valor em emendas para destinar. Metade desse valor, obrigatoriamente, deve ser destinado para a saúde pública de Alagoas. Hoje enxergo o terceiro setor, a Santa Casa de Maceió, como um parceiro fundamental no exercício da saúde pública, tanto que hoje funciona como complemento, como válvula de escape, de uma grande demanda de alagoanos que carecem desse serviço”, disse Leonam.

A Hiperbárica Santa Casa é a única em Alagoas a possuir uma câmara de alta tecnologia “multiplace”, ou seja, que permite o tratamento de nove pessoas simultaneamente em cada sessão. As sessões duram cerca de 90 minutos e são realizadas diariamente.

“O Serviço de Hiperbárica tem, hoje, cerca de 200 sessões por mês para atender pacientes do SUS. Ou seja, de oito a dez pacientes. O que é muito pouco. Quando o deputado enxergou essa possibilidade, enxergou também a fila que está represada por falta de incentivos do serviço público. Essa emenda surgiu de uma conversa nossa, que mostrou que o Serviço é de extremamente importante, principalmente para aqueles pacientes que estão sob o risco de amputação. Com esses recursos conseguiremos dobrar o número de atendimentos, o que lógico vai reduzir essa fila. Ainda não é o suficiente para atender toda a demanda, mas é o primeiro passo”, disse o médico, Fábio Lima.

INDICAÇÕES – A oxigenoterapia tem várias indicações: pessoas acamadas por um longo período (escaras) e nos pés de diabéticos; infecções graves com destruição muscular, de pele, ou gordura subcutânea; lesões de bexiga, intestinos, ossos e cérebro, causadas tardiamente por radioterapia; esmagamentos e amputações traumáticos; infecção crônica dos ossos; procedimentos de cirurgia plástica reparadora; presença de bolhas de ar na corrente sanguínea (“embolia gasosa arterial”), entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames