Como os municípios podem receber o programa Saúde do Homem do Campo
Para ter acesso ao Programa Saúde do Homem do Campo e levar assistência urológica a seus munícipes, as secretarias municipais de saúde precisam entrar em contato com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e se comprometer com três aspectos importantes do projeto.
Secretarias de saúde
O primeiro deles é articular e reunir um grupo de pacientes para se fazerem presentes no dia em que a equipe do programa estiver no município.
Segundo, oferecer a estrutura necessária para palestras, coleta de sangue e consultórios para o atendimento ambulatorial individualizado dos pacientes.
Terceiro, garantir os exames (de laboratório, biópsia e de imagem, se necessário), além dos deslocamentos dos pacientes, assim como o tratamento em centros especializados pelo SUS nos casos de confirmação da patologia (cirurgias, radioterapia, quimioterapia etc.)
Senar e SBU
Já o Senar entra com a logística do traslado, alimentação e hospedagem (se necessário) da equipe de profissionais que visitará o município.
A Sociedade Brasileiro de Urologia, por sua vez, se compromete em realizar o atendimento médico urológico voluntário no município visitado que, em Alagoas, vem sendo executado pelo urologista Mário Ronalsa.
O trabalho conta com o apoio de membros da Liga Urológica da Uncisal, que também, de forma voluntária, deixa a capital alagoana nas primeiras horas da manhã do dia programado e se desloca até a cidade para ajudar na ação.
“Mas, o trabalho não para por ai. Nos casos positivos para o câncer, o acompanhamento médico do paciente prossegue até a conclusão do tratamento, tudo realizado por meio do Sistema Único de Saúde”, lembra Mário Ronalsa.
Deixe uma resposta