Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Santa Casa de Maceió promove seminário de Terapia Celular no Tratamento da Osteoartrite

Especialistas convidados compartilharam experiências vivenciadas em São Paulo

O Serviço de Ortopedia e Traumatologia da Santa Casa de Maceió realizou, na sexta-feira (20), o I Seminário de Terapia Celular no Tratamento da Osteoartrite. Organizado pelo grupo de joelho, o evento contou com a presença dos cirurgiões Camila Cohen Kaleka e Pedro Debieux, ambos de São Paulo.


Para o coordenador do Serviço, o cirurgião especialista em pé, Antônio Alício, o seminário trouxe o que é há de mais moderno no que se diz respeito a osteoartrite, uma doença que atinge cada vez mais pessoas. “No momento discutimos a terapia celular, ou seja o uso de técnicas alternativas aos procedimentos mais invasivos. Estamos tentando ser menos agressivos para deixar o paciente com menos dor e postergando o que seria uma próstese para anos depois. Isso traz um grande benefício para o paciente”, disse.
“Terapia celular é algo novo que está sendo feito no mundo todo. Trouxemos duas referências no assunto para nos ajudar e trazer conhecimento com o objetivo sempre inovador de tentar ajudar os pacientes no tratamento do desgaste da artrose no joelho, especialmente em uma fase menos intervencionista”, destacou o cirurgião especialista em joelho”, Rogério Nascimento.


Atualmente, a Santa Casa de Maceió dispõe de uma Ortopedia completamente setorizada. Dentro dela, a cirurgia do joelho com uma expertise muito grande nos procedimentos por vídeo, cirurgia artroscópica, prótese no joelho, e, agora inovando na parte de terapia celular.
“É muito gratificante poder trazer um pouco dos estudos que temos feito em São Paulo e compartilhar com toda a equipe da Santa Casa de Maceió, que está totalmente envolvida e interessada em saber as novas alternativas disponíveis para tratar os pacientes e devolver um pouco da função articular, melhorar a dor, e obter uma resposta mais positiva para quem sofre tanto com problemas ortopédicos”, afirmou Camila Cohen Kaleka, professora da faculdade Einstein e doutora em Terapia Celular.


Pedro Debieux, ortopedista do grupo do joelho da UNIFESP, com pós-doutorado em Ortopedia e Cirurgia Regenerativa no programa de pós-graduação de Medicina Translacional da UNIFESP, em conjunto com a universidade de Connecticut (UCONN), nos Estados Unidos, corrobora da mesma opinião. “Foi sensacional essa troca de conhecimentos. A gente aprende bastante com profissionais incríveis de Maceió, pois há essa troca de expertises. Fazemos algumas coisas diferentes lá, assim são feitas coisas diferentes aqui, e isso só tende a engrandecer e trazer o melhor resultado para o nosso objetivo final, que é sempre o bem-estar do paciente”.
Além da parte teórica os palestrantes, juntamente com a equipe do hospital, fizeram demonstrações práticas no centro cirúrgico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames