Santa Casa abre programação dos 157 anos
Cerca de 2.500 pessoas participaram da terceira edição da Minimaratona e Caminhadas em Defesa da Vida, evento que marcou o início da programação alusiva aos 157 anos da Santa Casa de Maceió. A minimaratona, cuja largada ocorreu defronte ao Clube Alagoinhas, na Ponta Verde, sagrou campeões os colaboradores Elias Silva do Nascimento, da equipe de apoio da Nutrição, e Gleyce da Silva Lima, da Soservi, que chegou em primeiro lugar também no ano passado. Em seguida, os demais participantes também percorreram o trecho até a Praça Multieventos.
Conforme frisou o provedor Humberto Gomes de Melo, o evento é um alerta à sociedade para que se previna de doenças e busque sempre qualidade de vida. “É preciso uma mudança de hábitos para se ter qualidade de vida. A prevenção é a melhor forma para evitar que a doença se instale”, prosseguiu. O provedor também agradeceu também a presença dos membros da Irmandade da Santa Casa de Maceió, de médicos, terceirizados e de pessoas da sociedade que se integraram à caminhada.
Na Praça Multieventos, local de chegada da minimaratona e da caminhada, foram montadas várias tendas onde foram servidos o café da manhã e disponibilizados serviços como avaliação nutricional, exames de glicose e pressão e vacinação contra a rubéola. Para a criançada, o Instituo do Meio Ambiente montou um jogo com dados tamanho gigante e expôs vários brinquedos e peças fabricadas com material reciclável. Ainda para o público infantil foram montados divertimentos como futebol de sabão e cama elástica.
Após o café da manhã, os instrutores de educação física da Academia Top ainda realizaram três circuitos de exercícios físicos que animaram os participantes. Para encerrar a programação, o provedor Humberto Gomes de Melo e sua esposa, Rosinete Mendonça de Melo, entregaram os troféus aos primeiros colocados da minimaratona.
No pelotão masculino foram agraciados com troféu Elias Silva do Nascimento (1º), Evandro da Silva Filho (2º), da Manutenção; e Neiton Cândido dos Santos (3º) do Serviço de Raio-X. Entre as mulheres subiram ao pódio Gleyce da Silva Lima (1º), Karine Barros da Silva (2º), da Oncologia; e Sávia Nobre de Araújo (3º) do Centro de Cirurgia Geral
Serviços
A minimaratona foi acompanhada e auferida pelos acadêmicos de Educação Física das universidades FAL e Ufal, que sugeriram um ponto de apoio e de fiscalização no meio do percurso, onde os maratonistas receberam copos de água mineral e o bracelete de controle.
As enfermeiras da Santa Casa, por sua vez, realizaram exames de glicemia e de pressão arterial, assim como as nutricionistas fizeram avaliação nutricional dos interessados. Já a Secretaria Municipal de Saúde montou um posto de vacinação contra a rubéola e a equipe de ginástica laboral do Sesi realizou o alongamento antes da largada. Segundo Taciana Amorim, coordenadora da programação dos 158 anos, nada menos que 50 colaboradores trabalharam nos bastidores do evento nos últimos dois meses.
Programação
Até o dia 27, data de fundação da Santa Casa, serão realizados vários eventos, dentre eles: torneios, exposições, concursos, além da eleição do Colaborador Simpatia. Na capela da Santa Casa de Maceió o bispo Dom Antonio Muniz celebrará no dia 26, às 17h, a missa alusiva a padroeiro da instituição, São Vicente de Paulo.
Deixe uma resposta