Anestesia em paciente com doença rara é tema de congresso médico
A médica residente Larissa Acioli de Castro, sob a orientação do coordenador do Serviço de Anestesiologia da Santa Casa de Maceió, Joaquim Sávio, apresentou no Congresso Brasileiro de Anestesiologia, realizado em São Paulo, o protocolo de anestesia de um paciente acometido por uma doença rara chamada Miopatia Central Core. Ainda sem cura, a patologia produz uma disfunção muscular congênita ainda na infância.
Ao passar por uma intervenção cirúrgica no complexo hospitalar da instituição, o paciente precisou de cuidados especiais em virtude da doença. “O interesse no caso ocorre justamente por se tratar de uma doença rara, que exige todo um tratamento diferenciado”, disse a residente. O anestesiologista, Joaquim Sávio, que apresentou dois painéis no mesmo congresso, acompanhou o caso de perto e ofereceu o suporte necessário para a apresentação de sua orientanda.
Formada a quase três anos, Larissa disse que a participação em um evento como o Congresso Brasileiro de Anestesiologia foi uma experiência nova, sendo de vital importância para o crescimento profissional de todo médico. “O mais importante, entretanto, é disseminar o conhecimento científico através desses encontros”, finalizou.
Deixe uma resposta