Maceió sedia X Simpósio Nordestino de Doença Coronária
O Instituto de Doenças do Coração, da Santa Casa de Maceió, realizou no último sábado (29), na capital alagoana, o X Simpósio Nordestino de Doença Coronária. Realizado no Hotel Ponta Verde, o evento reuniu mais de 155 participantes, dentre hemodinamicistas, cardiologistas e cirurgiões cardíacos do Nordeste.
Um dos destaques do evento foi a palestra do alemão Eberhard Grube, que abordou a segunda geração de stents farmacológicos, bioassimiláveis pelo organismo e livre dos efeitos colaterais provocados pelos atuais polímeros que entram na composição dos stents. Eberhard Grube coordena o Departamento de Cardiologia e Angiologia do Centro Cardíaco Siegburg, da Alemanha, e atua como professor consultor da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, dos Estados Unidos.
Um dos destaques da programação foi a homenagem à Santa Casa de Maceió, na pessoa do provedor Humberto Gomes de Melo. O cardiologista Gilvan Dourado recordou, inclusive, o início do núcleo de Cardiologia e Cirurgia Cardíaca há 30 anos por iniciativa do então provedor João Fireman.
“O próprio provedor Humberto Gomes de Melo teve participação direta no credenciamento do novo serviço junto ao Inamps, já que ele trabalhava naquele órgão federal”, disse Gilvan Dourado, após entregar o troféu.
O X Simpósio Nordestino de Doença Coronária contou com a participação de 35 cardiologistas intervencionistas, quatro cardiologistas conferencistas, dois cirurgiões cardíacos e cinco cardiologistas intervencionistas do Sul e Sudeste.
A programação incluiu vários módulos, com 20 casos editados e sete conferências, onde foram dadas ênfases aos stents farmacológicos, trombose sub-aguda, prevenção da doença coronária e síndrome metabólica e doença coronária.
Deixe uma resposta