Curso Envelhecimento Ativo orienta a medir glicose e pressão arterial
Os participantes do Curso de Envelhecimento Ativo aprenderam esta semana como usar dois equipamentos essenciais para quem tem diabetes ou hipertensão: o glicosímetro, para medir o nível de glicose no sangue, e o tensiômetro, para pressão arterial.
A palestra ministrada pelas enfermeiras Silvia Karla e Isabelle Cristine abordou o diagnóstico, prevenção e o tratamento da hipertensão arterial e da diabetes, duas patologias que preocupam os geriatras por agirem silenciosamente a longo prazo sobre o organismo. Segundo o Ministério da Saúde, somente a diabetes foi responsável, em 2005, por 185 óbitos em Maceió, o que justifica a preocupação dos médicos.
O curso destina-se a idosos da comunidade, usuários da Santa Casa de Maceió, colaboradores da instituição ou seus parentes. O projeto é uma promoção do Serviço de Geriatria da Santa Casa de Maceió, coordenado pela geriatra Helen Arruda.
As palestras ocorrem todas as segundas-feiras, das 14h às 16h, no Centro de Estudos Professor Lourival de Melo Mota. O investimento para participar do curso é uma lata de leite ou um pacote de fralda geriátrica para doação a pacientes carentes.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Santa Casa de Maceió
Deixe uma resposta