Santa Casa inicia mapeamento de competências
A segunda etapa do projeto de gestão por competência da Santa Casa de Maceió teve início nesta segunda-feira (27) com a palestra do consultor Rogério Leme reunindo a alta cúpula da instituição e o comitê estratégico do projeto.
A mesma palestra será ministrada nesta terça (28) e quarta-feira (29) aos líderes, demais membros do comitê e a todos os colaboradores em horários alternados. Os encontros ocorrerão sempre no Centro de Estudos Professor Lourival de Melo Mota.
Além de apresentar detalhes do projeto, em cada encontro os técnicos da Leme Consultoria coletarão indicadores comportamentais assim como a descrição das funções junto aos colaboradores. Para isso, serão aplicados cerca de 800 questionários. Os consultores buscarão comparar as atribuições desempenhadas efetivamente pelos colaboradores e as que deveriam ser desempenhadas.
“Queremos reduzir a distância entre o real e o ideal e munir a instituição de informações que permitam identificar as necessidades de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores”, frisou Rogério Leme.
O consultor explicou que da comparação entre o real e o ideal é calculado um coeficiente de desempenho, que poderá ser utilizado pela área de gestão com pessoas como critério de promoção profissional, por exemplo. O coeficiente é expresso em porcentagem e refere-se às competências: técnica, comportamental, de resultados e complexidade (responsabilidade).
O provedor Humberto Gomes de Melo frisou que a implantação da gestão por competência tem como objetivo final os pacientes da Santa Casa de Maceió, uma vez que o investimento na capacitação dos colaboradores deve refletir diretamente na satisfação dos usuários da instituição.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Santa Casa de Maceió
Deixe uma resposta