Santa Casa recebe em abril 2ª edição da Operação Sorriso

Maceió recebe agora, em abril, a segunda edição da Operação Sorriso do Brasil, organização que reúne profissionais de saúde voluntários especializados em cirurgias de correção de fissura lábio-palatina.
“Queremos repetir e até ampliar o atendimento que realizamos em 2008, com atenção para pacientes da capital mas com ênfase nos pacientes de regiões como Sertão, Agreste e Zona da Mata alagoana, os quais muitas vezes não têm acesso a esta espécie de cirurgia”, afirma o médico André de Mendonça, coordenador estadual da Operação Sorriso.
A organização irá operar cerca de 125 crianças portadoras do problema e dar continuidade ao tratamento das 50 crianças operadas em 2008, quando da primeira edição do programa. As cirurgias e o acompanhamento das crianças durante todo o processo serão gratuitos, incluindo alimentação, alojamento e transporte.
A seleção dos pacientes que serão operados no programa será feita nos dia 13 e 14 de abril na Santa Casa de Misericórdia de Maceió. As cirurgias serão realizadas no centro cirúrgico da instituição entre os dias 17 e 21 do mesmo mês. Candidatos a pacientes podem obter mais informações pelos telefones (82) 2123-6232 / 2123-6966, do Serviço Social da Santa Casa de Misericórdia de Maceió ou pelo site www.operacaosorriso.org.br.
A fissura lábio-palatina é causada por uma combinação de diversos fatores, entre eles: genéti-cos, pré-natais, ambientais e nutricionais e não causa somente problemas estéticos, mas também funcionais durante o desenvolvimento da criança. A expectativa é que 200 pacientes compareçam nos dias de triagem.
A Operação Sorriso já realizou programas em dez Estados brasileiros: Alagoas, Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Pará e Ceará, transformando a vida de mais de 2800 crianças e adolescentes no Brasil. A organização é filiada à Organização das Naçõs Unidas e parceira da UNICEF através de projetos que visam a defesa dos direitos da criança e do adolescente.
Além da Santa Casa de Misericórdia de Maceió, o programa contará com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde; Ministério Público do Estado, Secretaria Municipal de Saúde, UNCISAL, Casa de Apoio Lenita Quintela Vilela, Apala, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Craniomaxilofacial, entre outras parcerias entre médicos e profissionais da saúde. Com informações da Assessoria da Operação Sorriso do Brasil.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Santa Casa de Maceió