Santa Casa está de sobreaviso para o surgimento de casos da gripe A H1N1
A Santa Casa de Maceió, assim como todos os hospitais do País, está de sobreaviso para o surgimento de casos suspeitos de gripe suína, rebatizada agora pela Organização Mundial de Saúde de influenza A H1N1.
“As medidas adotadas seguem as orientações do Ministério da Saúde e da Vigilância Epidemiológica Municipal e Estadual, com quem estamos em sintonia direta”, informou a gerente de Riscos e Infecção Hospitalar (GCIH), Tereza Tenório, em comunicado a todos os setores vinculados ao atendimento de pacientes.
Segundo Tereza Tenório, a instituição disponibilizou equipamentos de proteção individual (EPI) para todos os profissionais na Emergência 24 horas que entrarem em contato com pacientes suspeitos. “Após a constatação do ‘caso suspeito’ este será encaminhado para o hospital de referência em Alagoas, no caso o Hospital Hélvio Auto (HDT)”, frisou Tenório, acrescentando ter participado de uma apresentação de simulação de atendimento de paciente com suspeita de inflenza naquela unidade.
A GCIH informou ainda que a Santa Casa de Maceió está apta a colher material para confirmação da suspeita da Inflenza A no próprio hospital. Neste sentido, um profissional de saúde foi treinado pelo Lacen (Laboratório Central) exclusivamente para este fim.
A Gerência de Riscos e Infecção Hospitalar montou também um fluxograma interno para orientar os coordenadores das áreas médica, administrativa, de enfermagem, farmácia, serviço social e de higienização da Emergência 24 horas padronizando o atendimento a casos suspeitos.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Santa Casa de Maceió
Deixe uma resposta