Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Oncologia na Estrada: Santa Casa de Maceió investe na prevenção

Oncologia na Estrada_Pilar

Oncologia na Estrada_Pilar

Um projeto pioneiro está aproximando a Santa Casa de Maceió da população do interior alagoano. Idealizado pelo cancerologista clínico Divaldo Alencar, o “Oncologia na Estrada – Informar é Prevenir ” é um projeto de prevenção e diagnóstico do câncer que vem sendo trabalhado junto às equipes do Programa Saúde da Família no interior do Estado. O objetivo é aproximar os especialistas em tratamento do câncer dos profissionais do PSF que fazem o diagnóstico da doença nos municípios.
Segundo o idealizador do projeto, as visitas às cidades visam levar atualizações sobre formas de prevenção e fazer o rastreamento dos possíveis casos, com foco no diagnóstico em estágio inicial da doença. “Observamos que muitos dos pacientes com câncer que chegam à Santa Casa de Maceió já estão em um estado muito avançado, pois o diagnóstico precoce não está ocorrendo como o desejado. Por isso estamos investindo na informação, que é a melhor forma de prevenir e detectar precocemente a doença”, diz Divaldo Alencar.
A execução do projeto conta com o empenho de uma equipe multidisciplinar do Centro de Oncologia Clínica da Santa Casa de Maceió, formada por profissionais das áreas de Psicologia, Serviço Social, Enfermagem, Farmácia, Terapia Ocupacional, além do corpo médico, que ficam encarregados de levar o conhecimento por meio de palestras educativas e debates. Já foram beneficiadas as cidades de Murici, Pilar, Maceió e Piaçabuçu.
Divaldo Alencar conta que o trabalho está tendo boa receptividade por parte dos gestores municipais que, por meio das suas Secretarias Municipais de Saúde, se encarregam de reunir as equipes do PSF para assistirem às palestras. Desde abril, quando foi iniciado, até agora foram cerca de 700 participantes, nos quatro municípios, que irão se tornar agentes multiplicadores das informações em suas comunidades. A execução do projeto é totalmente patrocinada pela Santa Casa de Maceió, sem nenhum ônus para o município.
Nas palestras proferidas aos profissionais dos PSF a equipe do Centro de Oncologia Clínica da Santa Casa de Maceió busca levar informações acerca da importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer. São debatidos temas como encaminhamento do paciente com diagnóstico de câncer, papel da equipe multidisciplinar no tratamento do paciente oncológico, papel do Serviço Social na atenção ao doente com câncer, epidemiologia e rastreamento do câncer e medidas individuais de prevenção.
Ao término das palestras, com a participação dos alunos da Liga de Oncologia da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), é aplicado um questionário com os participantes como forma de fazer um levantamento das dificuldades no diagnóstico e dúvidas sobre encaminhamento e acesso aos serviços de tratamento de câncer no Estado. O objetivo do questionário é buscar dados que possibilitem melhorar as medidas de prevenção e rastreamento da doença em Alagoas.
Segundo projeção da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2010, o câncer deverá ser a primeira causa de morte em todo o mundo. Quarenta por cento destas mortes podem ser prevenidas. “Em 2007, 7,6 milhões de pessoas morreram de câncer no mundo; no Brasil surgiram 460 mil novos casos, somente em 2008. Diante disso, acreditamos que só a prevenção terá um impacto significativo contra a incidência da doença”, diz Divaldo Alencar.
Receptividade – Segundo a coordenadora do Serviço de Oncologia Clínica, Andréa Albuquerque, o “Oncologia na Estrada” tem tido muita receptividade. “As pessoas estão bastante envolvidas no projeto, interessadas e motivadas em se informarem mais e mais acerca do tema. É gratificante proporcionar aos profissionais do PSF, que são os multiplicadores da informação, o conhecimento dos conceitos básicos de prevenção”, disse.
“As pessoas ainda têm a falsa ideia de que é muito difícil o acesso aos serviços de tratamento. Ao contrário, exames muitos simples podem significar o diagnóstico em tempo hábil para o tratamento eficaz”, diz Andréa Albuquerque e exemplifica: “o Papanicolau, para a detecção do câncer de útero, a mamografia e o exame de próstata são alguns exemplos básicos de exames que podem evitar ou detectar precocemente esses tipos de câncer, que possuem o índice de maior incidência no Nordeste, e facilitar o encaminhamento imediato do paciente para o tratamento”, completou.
A próxima visita do projeto Oncologia na Estrada está prevista para este mês, em Penedo, e Piranhas, em agosto. Os municípios interessados em receber a visita da equipe podem entrar em contato com o Centro de Oncologia Clínica da Santa Casa de Maceió pelos telefones 2123-6379 (Administração) ou 2123-6966 (Serviço Social).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames