Dezessete municípios de AL não registraram internações oncológicas
Das duas, uma. Ou alguns municípios alagoanos se tornaram verdadeiras "ilhas" livres do câncer ou há pacientes sendo internados em outros estados ou que simplesmente não foram encaminhados para as unidades hospitalares. É o que revela um levantamento realizado junto ao Datasus abrangendo o período de setembro de 2009 a fevereiro 2010.
Nos últimos seis meses, pacientes residentes em 17 municípios alagoanos não tiveram internação em oncologia clínica e cirúrgica na rede pública e privada pelo SUS. Estão na lista Belo Monte, Branquinha, Campestre, Capela, Craíbas, Dois Riachos, Feliz Deserto, Flexeiras, Jundiá, Monteirópolis, Ouro Branco, Palestina, Pindoba, Porto de Pedras, Porto Real do Colégio, São Brás e Tanque d’Arca.
Já a Santa Casa de Maceió – instituição responsável por 61% das internações oncológicas em Alagoas – internou pacientes com câncer residentes em 71 municípios alagoanos (ver mapa e gráfico). Esse resultado foi obtido antes da contratualização, que definiu novas metas de atendimento. “Quando falamos em internações oncológicas clínicas e cirúrgicas, nos referimos a pacientes que precisaram de cuidados hospitalares devido ao agravamento da doença ou por causa das sequelas do tratamento ou, ainda, devido a intervenções cirúrgicas”, explicou o provedor Humberto Gomes de Melo, responsável pela consulta.
Ao apresentar os números do Datasus, o gestor da Santa Casa de Maceió questionou: “Se não foram encaminhados para outros estados, onde estão sendo internados os pacientes com câncer desses municípios?”.
O oncologista clínico da Santa Casa de Maceió, Divaldo Alencar, mostrou-se surpreso com o levantamento. “Não há uma explicação plausível para isso. São dados que realmente merecem um estudo mais aprofundado”, respondeu o especialista do Centro de Oncologia Lourival Nunes da Costa, lembrando que, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), devem surgir em 2010 cerca de 3500 novos casos de câncer em Alagoas, incluindo as neoplasias de pele.
Ranking – A Santa Casa de Maceió lidera a lista de hospitais que mais internam pacientes oncológicos em Alagoas (61%), sendo seguida pelo Hospital Afra Barbosa, de Arapiraca (12,57%); Universitário (11,74%); do Açúcar (6,54%) e Hospital Geral do Estado (4,36%).
Com uma população superior a 1,1 milhão de pessoas, segundo o IBGE, a capital alagoana registrou nos últimos seis meses apenas 476 internações clínicas e cirúrgicas, representando quase 40% do total. Arapiraca registrou 113 internações (9,47%) e os demais municípios variando entre 01 e 45 pacientes.
Deixe uma resposta