Santa Casa lidera ranking de hospitais que mais internam pacientes pelo SUS
A Santa Casa de Maceió é o hospital alagoano que mais interna pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Entre janeiro e junho deste ano, a Santa Casa e o Hospital Nossa Senhora da Guia responderam por 15,56% (o equivalente a 6.855 internações) de um total de 44.042 verificadas no período em Maceió. Também contabilizam 7,33% das 93.576 internações registradas em todo o Estado.
A Santa Casa de Maceió é, também, o hospital alagoano com melhor colocação no ranking nacional (76º), ficando bem à frente do segundo colocado em Alagoas, o Hospital Sanatório/Unidade Paulo Neto (200º), e superando centros de referência como o Instituto do Coração da USP (102º), Hospital Real Português, de Recife-PE (157º), Santa Casa de Ribeirão Preto-SP (169º) e Instituto Nacional do Câncer, de São Paulo-SP (172º).
Analisando o ranking dos hospitais que mais internam pacientes pelo SUS em Maceió (ver gráfico abaixo) vale destacar que as três primeiras instituições da lista são privadas (Santa Casa de Maceió, Hospital Sanatório e Casa de Saúde Santo Antonio), o que confirma o importante papel desempenhado pelas instituições filantrópicas e particulares no setor. A lista é complementada pelo Hospital Geral do Estado, a Maternidade Santa Mônica e pelo Hospital Universitário, que ocupam a 4º, 5º e 6º colocação, respectivamente.
No ranking dos 87 hospitais em atividade no Estado, a Santa Casa de Maceió também lidera as unidades que mais internaram pelo SUS (ver tabela abaixo). O destaque, entretanto, é a marcante presença de estabelecimentos do interior alagoano. Dentre os dez hospitais que mais internaram em todo o Estado, seis são do interior (sendo quatro de Arapiraca, um de Palmeira dos Índios e outro de Penedo) e quatro de Maceió.
Realizada junto ao Datasus pelo provedor da Santa Casa de Maceió, Humberto Gomes de Melo, a pesquisa revela que quase todos os municípios alagoanos encaminharam pacientes para a instituição e para a unidade externa Hospital Nossa Senhora da Guia. A única exceção foi o município de São Bras.
Além de atender todo Estado, os dois hospitais também foram a opção preferencial de residentes de outros estados. Das 84 internações realizadas nos hospitais de Maceió, 26 foram direcionadas para a Santa Casa. A cidade de Paulo Afonso (BA) foi a que mais encaminhou pacientes para a rede hospitalar da capital alagoana, totalizando 38.
O estudo revela ainda desigualdades no fluxo de pacientes do interior para algumas unidades hospitalares. É o caso do Hospital Universitário: 77,53% dos pacientes são de municípios próximos, dentre eles Maceió, Rio Largo, Murici, União dos Palmares, Messias e Satuba.
Deixe uma resposta