Oncologia: equipe multiprofissional assiste pacientes do diagnóstico à alta hospitalar

Uma famosa fabricante de carros, dos Estados Unidos, estava passando por um processo de auditoria. Ao conversar com uma funcionária da limpeza, o auditor perguntou qual atividade ela realizava na empresa.
– “Faço carros”, respondeu.
A resposta surpreendeu tanto que o auditor encerrou ali o seu trabalho. Ou seja, se uma profissional da atividade meio da empresa tinha esta consciência é porque a empresa estava, de fato, fabricando bons carros.
O “case” acima assemelha-se ao que acontece hoje, de forma rotineira, nos bastidores da Santa Casa de Maceió e que só é visível para o paciente no momento em que ele se encanta pelo atendimento da equipe multiprofissional e no momento da alta hospitalar.
Estamos falando da integralidade que une os vários setores da instituição, incluindo até mesmo aqueles onde o paciente não tem contato. Por exemplo, os profissionais da TI (Tecnologia da Informação) são os responsáveis por ferramentas que promovem a segurança do paciente, previnem eventos adversos e, como é o caso do prontuário eletrônico, específicamente, permite que o paciente seja acompanhado por toda equipe multiprofissional, do momento em que ingressa na unidade à alta hospitalar.
Os protocolos assistenciais promovem uma integração entre os vários times e profissionais da linha de frente da assistência, entre eles médicos oncologistas com larga experiência em tratamento do câncer, físicos nucleares, odontólogos, assistentes sociais, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeuta ocupacionais, farmacêuticos, nutricionistas, enfermeiras, equipes de enfermagem, técnicos de diversas áreas entre outros.
Os pacientes são acompanhados do momento do diagnóstico (consultas, exames, biópias ambulatoriais guiadas por tomografia), tratamento (radioterapia, quimioterapia, braquiterapia, hormonioterapia além de cirurgias, incluindo a Iodoterapia, única em Alagoas a disponibilizar este procedimento), internação emergencial (Emergência 24 Horas) e cuidados paliativos (única unidade especializada vinculada ao SUS).