Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Hospitais filantrópicos e privados são os que mais atendem à média complexidade no SUS

Pouca gente sabe, mas os hospitais da capital alagoana que integram a rede privada e filantrópica respondem por 72% dos procedimentos de média complexidade. Esse percentual corresponde a nada menos que 40,5 mil internações das 56,3 mil registradas pelo Ministério da Saúde entre janeiro e agosto deste ano (ver gráficos).
“Muitas pessoas pensam que os hospitais particulares e filantrópicos se preocupam em atender, pelo SUS, apenas os procedimentos de alta complexidade, deixando para os hospitais públicos a responsabilidade pelo atendimento dos procedimentos de média complexidade. Os números que obtivemos junto ao Datasus revelam justamente o contrário”, alertou o provedor da Santa Casa de Maceió, Humberto Gomes de Melo.
Entre os 27 hospitais que mais internam pacientes para procedimentos de média complexidade, os três primeiros são filantrópicos ou privados. A Santa Casa de Maceió internou 13,8% dos pacientes, enquanto o Hospital Sanatório, 10%; e a Casa de Saúde Santo Antonio, 8,2%. O Hospital Geral do Estado vem em quarto com (7,5%). Na tabela abaixo está a lista completa de hospitais e o número de internações.
No tocante aos procedimentos considerados de alta complexidade pelo Ministério da Saúde, os hospitais filantrópicos também lideram o ranking.
A Santa Casa de Maceió foi responsável por 59% das internações enquanto o Hospital do Açúcar, 17,6%.
Os hospitais públicos Helvio Auto e Universitário registraram no período 9,31% e 7,35%, respectivamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames