Santa Casa de Maceió implanta Time da Comunicação

Time da Comunicação realiza primeira reunião no Centro de Estudos da Santa Casa de Maceió

A Santa Casa de Maceió acaba de implantar o Time da Comunicação, grupo multidisciplinar que recebeu a missão de implantar a política de comunicação da instituição. A primeira reunião foi conduzida por André Carneiro, gerente de Marketing e Unidades Ambulatoriais; e contou com a presença de Sílvio Melo, gerente de Gestão de Pessoas; do jornalista Theodomiro Junior (Assessoria de Comunicação), da supervisora Ana Cláudia (Direção Médica), e das colaboradoras Jouse Mary (Marketing) e Monalisa Correia (Ouvidoria).
Na primeira reunião do Time da Comunicação André Carneiro apresentou os objetivos da Política de Comunicação enfatizando a filosofia que deve permear a atuação do grupo. “A comunicação não pode ser responsabilidade de uma única área, mas de todos, de forma integrada”, frisou.
André Carneiro apresentou a experiência de um hospital que trabalha com a comunicação focada na assistência e informação ao paciente. “Esse hospital se preocupa com o fluxo da informação como um todo, voltada para a segurança do paciente. Eles criaram meios de comunicação para os diferentes públicos, mas com o foco sempre voltado para a assistência. Esse é um importante diferencial”, destacou.
Foi proposto que o Time discutisse quais os melhores meios para difundir informações junto aos médicos, pessoal técnico e operacional da instituição. Para tanto, definiu-se cinco grupos-alvo: pacientes, sociedade e a comunicação com e entre profissionais e entre processos e setores.
Os participantes do Time de Comunicação sugeriram iniciativas como a realização de pesquisas com os pacientes; o mapeamento do caminho percorrido pelo paciente na internação hospitalar, delineando quais profissionais e ferramentas de comunicação interagem com ele e seus acompanhantes; o ingresso de representantes da área assistencial no grupo; a revisão das ferramentas de comunicação com os pacientes e colaboradores etc.
Em futuros encontros será abordado como medir a eficácia da comunicação dos profissionais com o paciente e como identificar a percepção do paciente sobre a assistência.