Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Mulheres desconhecem fraturas ósseas provocadas por osteoporose

Endocrinologista Maíra Viégas

Endocrinologista Maíra Viégas

O número de internações de idosos que caem e sofrem fraturas aumenta de forma alarmante no país. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2009, foram registrados mais de 30 mil casos de internações por esta razão, atingindo, principalmente, as mulheres. Embora haja muitas quedas entre os homens, as fraturas são mais frequentes em mulheres, principalmente, devido à osteoporose ser mais prevalente no sexo feminino após a menopausa.
A osteoporose é uma doença silenciosa, que não apresenta sintomas e que se caracteriza por diminuição da massa óssea. "As mulheres sofrem maior perda de massa óssea por razões hormonais. Depois da menopausa, há redução na produção de estrógenos e, isto, é decisivo para o desenvolvimento da osteoporose", explicou a endocrinologista Maíra Viégas.
"A osteoporose favorece o surgimento de fraturas. Os locais mais frequentes das fraturas osteoporóticas são quadril, punho e coluna vertebral. Em sua maioria, as fraturas vertebrais osteoporóticas são espontâneas e assintomáticas, descobertas em exames de radiografia, ", acrescentou Maíra Viégas, que defendeu dissertação de mestrado, demonstrando prevalência de 23% de fraturas vertebrais assintomáticas em mulheres na pós-menopausa em exames de radiografia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames