Autora do Sistema Fugulin vem a Maceió participar de simpósio da Santa Casa de Maceió
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que de cada dez pacientes internados em hospitais ao redor do planeta ao menos um é vítima de eventos adversos. O que impressiona é que 60% dessas ocorrências têm relação direta com erros na administração de medicamentos ao paciente.
Para discutir a gestão do cuidado do paciente focada na assistência segura, prossegue nesta sexta-feira (10) a programação do 2º Simpósio de Enfermagem, evento realizado desde ontem no Centro de Estudos Professor Lourival de Melo Mota.
Uma das palestras mais aguardadas ocorre na manhã desta sexta-feira (10) com a enfermeira Fernanda Fugulin, doutora pela Universidade de São Paulo (USP).
Fugulin é autora do Sistema de Fugulin, adotado pela Santa Casa de Maceió, para classificação de pacientes e dimensionamento de pessoal de enfermagem. A ferramenta permite racionalizar a distribuição das equipes em cada área de acordo com o quadro clínico dos pacientes.
Evento
“A Santa Casa de Maceió adota uma série de ferramentas, protocolos e tecnologias para reduzir a possibilidade de ocorrências vinculadas à terapia intravenosa. Este simpósio cumpre justamente o objetivo de pararmos um pouco a rotina dos profissionais de enfermagem para refletirmos sobre esta importante temática da linha do cuidado com o paciente”, resumiu o coordenador do evento, o enfermeiro Jorge Acioly, destacando a inserção do simpósio na abertura da Semana de Enfermagem, que ocorre de 12 a 20 de maio.
Deixe uma resposta