Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Reconhecimento é fruto de uma gestão moderna com foco na qualidade e segurança do paciente

O reconhecimento nacional da Santa Casa de Maceió conferido pelo guia econômico “As Melhores da Dinheiro – As 1000 maiores empresas do Brasil” é resultado direto do trabalho do provedor Humberto Gomes de Melo para modernizar uma instituição com mais de 160 anos de fundação.
Entre as principais conquistas desse período está a certificação da Santa Casa de Maceió como Hospital de Ensino após intenso investimento em ensino e pesquisa. Com esse "status", fica aberto o caminho para a futura Faculdade de Medicina, que será criada em parceria com a Fundação Educacional Jayme de Altavila, mantenedora do Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac).
Outra importante conquista foi o selo Hospital Amigo da Criança, concedido pelo Unicef e pelo Ministério da Saúde ao Hospital Nossa Senhora da Guia. Para receber o selo a unidade passou por uma criteriosa auditoria realizada por técnicos de Brasília, que buscaram conferir se a unidade atendia aos dez passos da amamentação definidos pelo Unicef.
Na lista de realizações constam ainda a Acreditação Níveis 1 e 2, atestada pela auditoria do Instituto Qualisa de Gestão/Organização Nacional de Acreditação; o reconhecimento da Anvisa como Hospital Sentinela; o reconhecimento da revista Isto É Dinheiro em 2008 pela excelência na gestão da Sustentabilidade Financeira.
No campo dos investimentos, o provedor Humberto Gomes de Melo elencou a Unidade Cônego João Barbosa Cordeiro e a Santa Casa de Maceió Unidade Farol. A primeira realiza cuidados paliativos e já está em funcionamento no 3º andar da Unidade Docente Assistencial Professor Rodrigo Ramalho e a segunda passa por obras e será inaugurada em novembro.
A lista inclui também a modernização e ampliação do Centro de Oncologia e Hematologia Lourival Nunes da Costa; a inauguração da Unidade Rodrigo Ramalho, que modernizou o antigo Ambulatório do SUS; e do Hospital Nossa Senhora da Guia, com destaque para o pioneirismo da implantação do Grupo de Trabalho da Humanização, a climatização de todas as enfermarias e a implantação do Posto de Coleta de Leite Humano, entre outros.
Os principais investimentos da Santa Casa de Maceió estão dirigidos atualmente para a área da qualidade e segurança assistencial. Um deles é a adesão ao programa de qualificação Acreditação Internacional Canadense (Qmentu), sendo a primeira Santa Casa do país a investir nesta certificação, e a implantação de diversas rotinas focadas na segurança do paciente, entre elas a da adoção do Protocolo de Sepse.
Outros investimentos nesta área são o sistema de rastreamento, controle e resfriamento de medicamentos oncológicos de alta complexidade e a implantação de um sistema de controle de bombas de infusão, que em breve atenderá todos os leitos da instituição e reduzirá a zero o risco de erros na administração de medicamentos, soro etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames