Hospital Nossa Senhora da Guia recebe do Unicef e MS o selo Hospital Amigo da Criança nesta quarta (29)

Em café da manhã com os colaboradores do hospital, o provedor Humberto Gomes de Melo comemorou o selo Hospital Amigo da Criança

O provedor Humberto Gomes de Melo fez questão de reunir os colaboradores do Hospital Nossa Senhora da Guia nesta terça-feira (28) para comemorar o reconhecimento da unidade como Hospital Amigo da Criança.

O título é concedido pelo Unicef e Ministério da Saúde às maternidades de todo o mundo que conseguem cumprir os dez passos do aleitamento materno (ver abaixo). Uma criteriosa auditoria é pré-requisito para a concessão do selo.

A solenidade de descerramento da placa, que simboliza a certificação, ocorrerá nesta quarta-feira (29), às 17 horas, na Recepção da Unidade de Pediatria do hospital. O evento terá a presença de representantes do Ministério da Saúde e das secretarias de Saúde do Estado de Alagoas e de Maceió, além de diretores, gerentes e colaboradores da Santa Casa de Maceió.

A obtenção do selo – que reproduz uma ilustração do artista espanhol Pablo Picasso – exigiu da unidade uma série de mudanças de procedimentos, cursos de capacitação, envolvimento de profissionais e investimentos na estrutura física do hospital.

Uma criteriosa auditoria na unidade, realizada por técnicos de Brasília, conferiu "in loco" que a unidade atendia aos dez passos da amamentação definidos pelo Unicef.

A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) foi idealizada em 1990 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Unicef para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno.

O objetivo é mobilizar os funcionários dos estabelecimentos de saúde para que mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce. Para isso, foram estabelecidos os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno.

Ao assinar, em 1990, a Declaração de Innocenti, em encontro na Itália, o Brasil, um dos 12 países escolhidos para dar partida à IHAC, formalizou o compromisso de fazer dos Dez Passos uma realidade nos hospitais do País.

Em março de 1992, o Ministério da Saúde e o Grupo de Defesa da Saúde da Criança, com o apoio do Unicef e da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), deram os primeiros passos para disseminação do selo no Brasil.

Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno

1 – Ter uma norma escrita sobre aleitamento materno, que deve ser rotineiramente transmitida a toda a equipe do serviço.

2 – Treinar toda a equipe, capacitando-a para implementar essa norma.

3 – Informar todas as gestantes atendidas sobre as vantagens e o manejo da amamentação.

4 – Ajudar a mãe a iniciar a amamentação na primeira meia hora após o parto.

5 – Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos.

6 – Não dar a recém-nascido nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que tenha indicação clínica.

7 – Praticar o alojamento conjunto – permitir que mães e bebês permaneçam juntos 24 horas por dia.

8 – Encorajar a amamentação sob livre demanda.

9 – Não dar bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas.

10 – Encorajar o estabelecimento de grupos de apoio à amamentação, para onde as mães devem ser encaminhadas por ocasião da alta hospitalar.