Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Santa Casa de Maceió forma a maior brigada de incêndio do setor privado em AL

Rapel em viaduto no Poço

Rapel em viaduto no Poço

Um grupo de 302 colaboradores das áreas assistencial e administrativa da Santa Casa de Maceió passou os últimos seis meses por uma série de situações que fogem, de longe, de sua rotina diária. Técnicos de enfermagem, por exemplo, trocaram as injeções por mangueiras de incêndio. Os experts em tecnologia da informação, por sua vez, deixaram de lado os teclados para se familiarizarem com os extintores de incêndio.

Já o pessoal administrativo, que circula pelo hospital percorrendo corredores e escadas diariamente, fizeram um exercício de rapel, descendo com o auxílio de cordas um dos viadutos mais movimentados e altos da capital alagoana.

"Foi emocionante. Repeti o rapel umas dez vezes, mas o grande desafio, em minha opinião, foi o exercício de confinamento em ambiente fechado, com fumaça e pouco oxigênio", relembra Jonnathan Braz, supervisor da área de Internação da Santa Casa de Maceió e um dos participantes do 1º Curso de Brigadista da instituição.

"O curso foi uma experiência única. Preparou cada um de nós para reagir da forma correta em situações de emergência", acrescentou Jonnathan, relatando um episódio ocorrido recentemente, em viagem a Recife, quando teve a oportunidade de aplicar os conhecimentos do curso numa jovem com crise de epilepsia no meio da rua.

Nos exercícios práticos foi possível observar os limites individuais de cada colaborador por meio da simulação de ocorrências reais, que podem acontecer em qualquer complexo hospitalar. Desta forma, ao final do curso cada participante ganhou uma função específica a ser assumida em caso de catástrofe.

Segundo Sílvio Melo, gerente de Gestão de Pessoas, durante os exercícios práticos o grupo aprendeu a superar diversos desafios, entre eles o medo de altura, de lugares escuros e esfumaçados, de espaços apertados com grande aglomeração de pessoas, de enfrentar botijões de gás em chamas, entre outros.

Nas aulas teóricas e práticas, os brigadistas aprenderam também a utilizar ferramentas de combate a incêndio e de resgate a vítimas.

Considerada pelo Corpo de Bombeiros como a maior brigada de Alagoas no âmbito corporativo, a equipe da Santa Casa de Maceió foi dividida em dez turmas pela empresa RP Consultoria, contratada para realizar o curso. Com investimento superior R$ 80 mil, o treinamento abordou temas como a psicologia do pânico, combate a incêndio, ambiente confinado e salvamento de vítimas em altura.

A etapa de capacitação da brigada de incêndio da Santa Casa de Maceió foi conduzida pelo Setor de Treinamento e Desenvolvimento, com apoio do Setor de Segurança do Trabalho. "Já a etapa de implantação ocorrerá a partir de janeiro", finalizou Sílvio Melo.

A solenidade de formatura do curso ocorreu na festa natalina da Santa Casa de Maceió, realizada no Espaço Multieventos do Sesi. Vestidos de vermelho, os egressos do curso foram saudados pelo provedor Humberto Gomes de Melo e por todos os colaboradores presentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames