Evitar aglomerações no inverno é uma das formas de prevenir a pneumonia
A pneumonia afeta cerca de 2,1 milhões de brasileiros todos os anos, segundo dados do Datasus. Com mais de 960 mil casos por ano, é a principal causa de internação hospitalar e a quinta causa de morte no Brasil.
A literatura médica define a pneumonia como uma inflamação de partes estruturais dos pulmões, como os alvéolos e os bronquíolos, sendo provocada por diversos agentes infecciosos, que podem ser bactérias, vírus ou fungos.
Diferente do que muita gente pensa, a pneumonia não está ligada diretamente a baixas temperaturas. Ela ocorre durante todo ano, porém sua frequência aumenta cerca de 30% justamente no inverno.
A razão pela qual se adoece mais nesse período não está relacionada à temperatura e sim à mudança de hábito da população que o inverno provoca. “Passa-se mais tempo em ambientes fechados e menos tempo ao ar livre. Essa maior aglomeração facilita a troca de vírus entre as pessoas”, diz a pneumologista Mirtes Melo.
“A pneumonia não é uma doença contagiosa. O desenvolvimento dela depende da virulência do germe, da quantidade de micróbios que chegam aos pulmões e das condições imunológicas do indivíduo. Em geral, uma pneumonia surge quando um germe agressivo consegue penetrar no pulmão e encontra o sistema de defesa comprometido”, acrescentou Mirtes Melo.
Deixe uma resposta