Pediatra Yaradir Albuquerque recebe troféu do Dia do Médico

Pediatra Yaradir Albuquerque

A pediatra Yaradir Albuquerque Sarmento foi homenageada pela Santa Casa de Maceió na festa do Dia do Médico. O evento foi realizado no Hotel Jatiúca na noite deste sábado (16). Yaradir é tesoureira e co-fundadora do Sindicato dos Hospitais de Alagoas. Ela fundou ainda a Clínica Guri, uma das primeiras clínicas especializadas em pediatria da capital alagoana.

YARADIR ALBUQUERQUE SARMENTO

A pernambucana Yaradir Albuquerque Sarmento é daquelas mulheres irrequietas no exercício profissional. Ao formar-se em 1962 pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco, abraçou a prática médica como um verdadeiro sacerdócio.
Esta decana da Medicina desembarcou em nossa cidade em meados da década de 60, ingressando como médica adjunta em 1966 na Santa Casa de Maceió. Sua passagem pela instituição foi marcada por uma atuação efetiva e permanente no antigo Hospital Infantil da Santa Casa, onde deixou um exemplo de dedicação e comprometimento com os pacientes.
Mas, sua atuação não ficou restrita apenas ao cotidiano em consultório e nas diversas instituições onde trabalhou. A pediatra Yaradir Albuquerque entrou para a história da Medicina alagoana por dois motivos de destaque.
Primeiro, participou ativamente do movimento que fundou o Sindicato dos Hospitais de Alagoas, do qual é a Tesoureira desde então. Segundo, foi uma das fundadoras da Clínica Guri, uma das primeiras clínicas especializadas em Pediatria da capital alagoana. A Clínica Guri é formada atualmente pelo Centro Médico Integrado e pelo Núcleo de Atenção para Crianças Especiais.
O trabalho de três décadas em prol das crianças foi reconhecido recentemente pela Câmara de Vereadores de Maceió, ao lhe conceder a comenda Comenda Mário Guimarães, a mais importante honraria daquela Casa Legislativa. Por tudo isso, a pediatra Yaradir Albuquerque Sarmento faz jus a homenagem que a Santa Casa de Maceió presta neste momento por ocasião do Dia do Médico.