Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

ARTIGO: Exemplo de gestão (*)

Desembargador James Magalhães

Desembargador James Magalhães

O desembargador do Tribunal de Justiça, James Magalhães de Medeiros, publicou um artigo na edição deste domingo da Gazeta de Alagoas onde fez uma reflexão sobre a necessidade de enfatizarmos o que há de positivo em Alagoas em contraponto às notícias negativas que rondam a sociedade alagoana. Em seu artigo, James Magalhães citou a Santa Casa de Maceió e sua presença entre as 1000 Melhores Empresas do Brasil. Confira a seguir:
"Diante do cenário negativo que temos no estado de Alagoas, quando acontece algo positivo não se dá a divulgação necessária e merecida.
Parece que estamos atolados na ausência de fatos que atendam aos anseios da sociedade e que credencie o nosso estado como pioneiro em obras e serviços, nos setores público e privado, capazes de trazerem credibilidade, satisfação e qualidade de vida.
Infelizmente, estamos a viver um círculo negativo de tal ordem, que não somos motivados a cantar alto os grandes feitos que acontecem, deixando que o mar da descrença fique sempre em evidência.
Por exemplo, a revista DINHEIRO , de setembro/2014, publicou as 1000 Maiores Empresas do Brasil, um dos levantamentos mais completos do País, com as companhias que mais foram destaques em gestão financeira, governança corporativa, responsabilidade social, recursos humanos, inovação e qualidade. Parece uma matéria comum, como tantas outras já publicadas. A realidade, porém, é outra.
Entre as eleitas está a nossa Santa Casa de Maceió, servindo de exemplo para o Brasil, com seus balanços consolidados, enquanto outras instituições do ramo de saúde estão falidas ou em situação precária.
É, pois, um fato altamente positivo para Maceió, para Alagoas e para o Brasil, que deve ser enaltecido por todos, principalmente pela imprensa local, a fim de que todos tenham conhecimento e possam cantar a nossa querida terra dos marechais.

No setor saúde, a nossa Santa Casa de Maceió ficou classificada em quarto lugar, com trezentos e sessenta e sete vírgula quarenta e oito pontos (367,48%), perdendo apenas para: Hospital Alemão Osvaldo Cruz, Grupo Fleury e Hospital Samaritano. Devemos salientar que a saúde é um setor importante no mundo inteiro, além de variar entre o segundo ou terceiro em participação no Produto Interno Bruto (PIB) dos países. Outro quesito a merecer atenção é a renda per capita com saúde, no qual o setor público participou com 1.032, enquanto a média dos beneficiários dos planos de saúde foi de 2.075.

Para alcançar o destaque de ser uma dentre as 1000 Melhores Empresas do Brasil, a Santa Casa de Maceió disputou em quatro vertentes: sustentabilidade financeira, recursos humanos, inovação e qualidade, responsabilidade social e governança corporativa, sendo em todas muito bem avaliada e conceituada. O resultado foi o melhor possível, como já dito neste humilde comentário, ressaltando, ainda, a competência de toda a equipe da Santa Casa de Maceió, dando exemplo positivo de gestão para o Brasil e para o mundo."
(*) James Magalhães de Medeiros – desembargador do TJ-AL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames