Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Diagnósticos Santa Casa ampliará leque de tratamentos

Unidade Diagnósticos Santa Casa

Unidade Diagnósticos Santa Casa

Medicina nuclear é uma área que também utiliza material radiativo para uso terapêutico. Os exames são feitos num equipamento de imagem e, diferente da radioterapia, radiologia e tomografia quem emite radiação é o paciente.
“A Santa Casa dispõe de um quarto terapêutico para a realização de tratamento de pacientes com câncer de tireóide com iodo terapia. É o único do estado para esse fim. Recentemente, fizemos o primeiro tratamento de um paciente com tumor neuroendocrino usando o Meta-iodobenzilguanidina (MIBG) – I 131. Ficamos muito satisfeitos com o resultado. Há uma tendência de expandir o leque de tratamentos com a medicina nuclear. O mais recente é o uso do Rádio-223 para o tratamento do câncer de próstata com metástases ósseas. A Santa Casa já está autorizada a fazer uso deste radioisótopo, porém estamos aguardando com grande expectativa a liberação para comercialização no Brasil, que esperamos ocorrer ainda este ano”, disse o médico nuclear André Gustavo Pino.
Mensalmente são tratados 16 pacientes, quatro por semana, sendo dois ao mesmo tempo. O tempo máximo de internação é de dois dias. “É um favor que o paciente faz a sociedade ao não expor seus familiares e amigos a radiação dos radiofármacos que tomou. Para o paciente não tem efeito ou complicação, mas é preciso ter cuidados no contato com os demais”, disse o especialista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames