Quimioterapia: crianças brincam de Halloween no Centro de Oncologia
A garotada do Centro de Oncologia da Santa Casa de Maceió deu uma “pausa” no tratamento quimioterápico e pegou carona na onda do Halloween.
Mesmo não tendo raízes em nossa cultura, a Festa do Dia das Bruxas celebrado no dia 31 de novembro movimenta colégios e escolas de línguas inglesa. A turma ganhou uma diversão surpresa organizada pelos colaboradores da unidade.
A festa teve teatro de fantoche com o Mamulengo Sururu, caracterização alusiva à data, decoração e distribuição de guloseimas e livros infantis.
Origem do Halloween
A popularidade do Halloween é maior em alguns países de língua anglo-saxônica (especialmente nos EUA), cujo significado se refere à noite sagrada de 31 de Outubro, véspera do feriado religioso do Dia de Todos os Santos.
A tradição do Halloween foi levada pelos irlandeses aos Estados Unidos, onde a festa é efusivamente comemorada.
Algumas teorias sugerem que a origem das comemorações do Halloween tenha surgido entre o povo celta, através das festividades pagãs do fim do período de verão e início do inverno, o “Festival de Samhain”, que acontecia no final do mês de outubro.
Acreditava-se que nesta data, os espíritos dos mortos regressavam para visitar as suas casas e também poderiam surgir assombrações para amaldiçoar os animais e as colheitas. Todos os símbolos utilizados pelos celtas tinham como objetivo afastar os maus espíritos.
A origem católica do Halloween coincide com a festa de Todos os Santos, sendo determinado pela Igreja Católica o dia 2 de novembro como o Dia dos Finados.
Antigamente, no dia 31 de outubro, acontecia uma vigília de preparação denominada “All Hallow’s Eve” (Véspera de Todos os Santos). Após transformações, a expressão permaneceu na sua forma atual
Deixe uma resposta