Controle glicêmico por meio de cirurgia foi descoberto acidentalmente
Mais de 16 milhões de brasileiros adultos (8,1%) sofrem de diabetes. A doença mata 72 mil pessoas por ano no Brasil, segundo relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgado em 2016. Para este universo de diabéticos, a cirurgia metabólica representa mais uma alternativa para tratar a doença.
Descoberta acidentalmente, a normalização dos níveis glicêmicos por meio da cirurgia bariátrica mostrou aos médicos o caminho para se chegar à cirurgia metabólica. Os médicos começaram a perceber que os pacientes submetidos à cirurgia bariátrica (para redução de peso) apresentavam um controle dos níveis glicêmicos, sinalizando que o procedimento poderia ser utilizado com este fim.
Em novembro passado, a cirurgia metabólica finalmente foi aprovada pelo Conselho Federal de Medicina para pessoas não obesas mórbidas, condição que sempre foi obrigatória para se fazer a cirurgia bariátrica.
Após longos anos de estudos da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, esse sonho está mais próximo, principalmente agora que o Conselho Federal de Medicina autorizou a cirurgia como mais um tratamento para o diabetes. Agora só falta o SUS e os planos de saúde enxergarem isso.
Deixe uma resposta