Geasc abre campanha que busca “vestir” sociedade de vermelho em alerta ao coração das mulheres
Você sabia que a principal causa de mortes de mulheres no mundo não é o câncer de mama e sim as doenças cardiovasculares? Para alertar a sociedade e as mulheres para o problema, a Santa Casa de Maceió aderiu à campanha “Go Red For Women” (use vermelho pelas mulheres) ao promover a Semana de Cuidado do Coração da Mulher.
Proposta por cardiologistas norte-americanos, a campanha propõe que pessoas e monumentos usem vermelho como forma de alertar a sociedade sobre o problema. Em Alagoas, o convite é que todos usem a cor rubra no dia 8 de março – Dia Internacional da Mulher.
“A iniciativa visa alertar a sociedade sobre a importância de se prevenir os fatores de risco para o coração feminino’, destaca a cardiologista Alayde Rivera, que abre a campanha no encontro desta segunda do Grupo de Envelhecimento Ativo da Santa Casa de Maceió (Geasc).
Para listar os fatores de risco podemos construir uma cadeia de hábitos nocivos, onde um acaba levando ao outro. Na base está o sedentarismo e a alimentação ruim, que levam à obesidade e que, juntos ou separados, levam aos três principais inimigos do coração: hipertensão, diabetes e dislipidemia (colesterol alto). O quarto inimigo é o tabagismo.
“Prevenindo esses fatores de risco a mulher protege o seu coração e pode viver mais e com melhor qualidade de vida”, enfatizou a médica Alayde Rivera.
No Brasil, 30% dos casos de mortalidade entre homens e mulheres são por conta das doenças cardiovasculares e apenas 10% por causa do câncer. A diferença se deve ao fato de haver políticas governamentais e campanhas de prevenção focadas na prevenção e tratamento do câncer, como o Outubro Rosa e o Novembro Azul. A campanha “Go Red For Women” buscar trilhar este caminho.
Deixe uma resposta