Hospital é único em AL com radiografia contrastada
Você sabia que a Santa Casa de Maceió é o único centro especializado em Alagoas que realiza radiografias contrastadas?
O médico radiologista Pedro Malta explica que a radiografia com contraste é indicada quando há necessidade de se investigar órgãos e estruturas que não sejam bem visualizadas por meio das radiografias simples.
“Substâncias, como o bário e o iodo, funcionam como contraste e preenchem o interior dos órgãos, permitindo estudar sua forma e paredes e ajudando no diagnóstico de ulcerações, tumores, estreitamentos, dilatações, obstruções e alterações morfológicas”, acrescentou Malta, que atua no Serviço de Radiologia da unidade Diagnósticos Santa Casa.
O exame é utilizado nos estudos de órgãos como o esôfago, estômago, duodeno, cólon, vesícula biliar, rins, bexiga e ureter. Na Santa Casa de Maceió a radiografia contrastada também é utilizado pela radiologista Rafaela Tavares na pesquisa de fertilidade abrangendo o útero e as trompas (histerossalpingografia).
A aplicação de contraste na radiologia exige a atuação de profissionais com expertise e envolve custos financeiros, tempo (uma sessão varia de 20 minutos a 2 horas) e segurança (mais um custo, já que o suporte hospitalar representa uma garantia complementar ao paciente). Por tudo isso, muitas empresas de diagnóstico deixaram de oferecer o exame em Alagoas.
Porém, conforme o radiologista Pedro Malta, mesmo com o advento de exames de imagem mais modernos, a radiologia com contraste atua como um importante reforço no diagnóstico das mais diversas patologias, sendo o padrão ouro (e única opção) em casos de estenose da ureter peniana (uretercistografia).
Deixe uma resposta