Santa Casa de Maceió e Cesmac lançam nova edição do Manual de Práticas Assistenciais da Clínica Médica
Com 205 páginas e abordando 31 assuntos pertinentes às abordagens diagnósticas e terapêuticas, o Manual de Práticas Assistenciais da Clínica Médica foi lançado na quarta-feira (08). A publicação, que chega à sua 2ª edição, é fruto de mais uma parceria da Santa Casa de Maceió e do Cesmac.
Para a pneumologista Fátima Alécio, uma das idealizadoras do livro, é difícil escrever no Brasil e no mundo, mas não impossível. “Nossos preceptores e os professores do Cesmac imediatamente se uniram e registraram o que a ciência tem de melhor para que todos nós, unidos, possamos ter uma conduta única baseada na ciência. Então, é um livro atual, com todas as evidencias científicas existentes para que os nosso pacientes, tratados dentro da Santa Casa, possam ter o de melhor a ciência possa oferecer”, disse.
Já o reumatologista George Basile Christopoulos, comparou o Manual de Práticas Assistenciais da Clínica Médica a um filho que nasce. “Se passa tanto tempo planejando o livro, designando os autores que iriam escrever cada capítulo, depois receber esse material, fazer a revisão, montar o livro todo… Um processo muito longo, praticamente uma gestação, mas que durou mais de um ano por conta da pandemia. Após todo isso é uma enorme satisfação tê-lo em mãos”, destacou.
Há anos, as duas instituições mantêm uma parceria que garante a formação cada vez mais qualificada dos acadêmicos do curso de Medicina. Para André Falcão, coordenador geral do curso de Medicina do Cesmac, o manual é o resultado de um trabalho que busca sempre a excelência.
“A parceria com o Cesmac, que é uma instituição de excelência, o curso de Medicina tem esse caminho, fez essa associação com a melhor instituição alagoana na área de saúde, reconhecida nacionalmente e internacionalmente, que é a Santa Casa. Dessa parceria nascem bons produtos, como esse manual, que é a visão atual de que duas parcerias de excelência podem fazer muito. Um material muito útil para a prática médica, e, principalmente, para a melhoria do atendimento dos nossos pacientes”, finalizou.
Da Santa Casa de Maceió, estiveram presente o provedor Humberto Gomes de Melo, o diretor médico da insituição, Artur Gomes Neto, o diretor de Infraestrutura e Negócios da Santa Casa de Maceió, Carlos André de Mendonça Melo, o diretor Administrativo e Financeiro, Dácio Guimarães, e o diretor de Marketing, André Carneiro; Do Cesmac, além de André Falcão, o vice-reitor Douglas Apratto.
Deixe uma resposta