Santa Casa Nossa Senhora da Guia vacina 3241 recém-nascidos em 2024

Sala de vacinação funciona desde 2023 e aplica imunizantes da Hepatite B e BCG (contra tuberculose)

Crianças nascidas na Santa Casa Nossa Senhora da Guia, unidade do complexo hospitalar Santa Casa de Maceió, recebem as vacinas contra Hepatite B e a BCG (Bacilo de Calmette-Guérin) ainda nas primeiras horas de vida. A imunização é garantida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e previne contra as formas graves de doenças como a tuberculose.

Recém-nascidos na Santa Casa Nossa Senhora da Guia são vacinados contra Hepatite B e com a BCG

“A quantidade enviada pela Secretaria Municipal de Saúde de Maceió é específica, tanto que temos um dia na semana para otimizar a aplicação dessas doses. Em torno de 60% das crianças são vacinadas com a BCG e cerca de 69% com a de Hepatite B, pois depende do dia em que nascem. O bebê que recebe alta sem a vacina precisa ser levado ao posto de saúde”, esclareceu Zara Moraes, supervisora de enfermagem.

Neste ano, até o mês de setembro, 3241 recém-nascidos foram imunizados na unidade. Em 2023, entre janeiro e dezembro, o registro foi de 4551. “Como o recém-nascido nasce sem proteção específica  para certas doenças e é extremamente  importante a amamentação (pois os anticorpos da mãe, presentes no leite materno, o protegerão enquanto seu sistema imunológico amadurece) e a vacinação ainda na maternidade”, disse Zara.

Em 2023, sala de vacinação da unidade exclusiva SUS imunizou 4551 crianças

VACINAS – Desenvolvida para proteger contra as formas graves da tuberculose, a BCG foi apelidada por intenautas como “pedigree latino-americano”, isso porque o imunizante é obrigatório em países da América Latina. A famosa marquinha, na verdade, só acontece quando se usa agulhas tradicionais na aplicação. Se for feita com microagulha (“carimbo”), a criança fica sem a marca.

Sala de vacinação recebe insumos da Secretaria Municipal da Saúde de Maceió

Além de ser administrada ainda na maternidade, poucas horas após o nascimento, a vacina BCG está disponível nos postos de vacinação designados pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMSs). Em casos extremos, ela pode ser aplicada até os 4 anos, 11 meses e 29 dias da criança, entretanto, a prioridade é aplicá-la o quanto antes, conforme destaca o Programa Nacional de Imunização (PNI).

Já a vacina contra a Hepatite B (recombinante) é indicada para esquema de vacinação em primeira dose o mais precocemente possível, preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento, ainda na maternidade, podendo ser administrada até 30 dias após o nascimento.

Santa Casa Nossa Senhora da Guia é a única em Alagoas com o Sele Amigo da Criança

AMIGO DA CRIANÇA – A Santa Casa Nossa Senhora da Guia é a única materniadade em Alagoas a possuir o selo Hospital do Amigo da Criança, certificado concedido pelo Ministério da Saúde, Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e OMS (Organização Mundial de Saúde) para os que adotam as melhores práticas obstétricas e neonatais e, principalmente, segue os 10 passos da amamentação.

Além da sala de vacinação, a maternidade também conta com um cartório, o que garante às crianças o registro de nascimento, sem custos, antes de receberem alta.