Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Conheça os caminhos percorridos entre a doação de sangue e o receptor

Material coletado no Banco de Sangue da Santa Casa de Maceió beneficia pacientes cirúrgicos e oncológicos

Neste exato momento, alguém está doando sangue. Mas, diferente do que muitos imaginam, a bolsa coletada não chegará ao seu beneficiário de forma imediata. Os processos que garantem a segurança do doador e do receptor exigem testes e tempo. Motivo pelo qual os estoques de locais como o Banco de Sangue da Santa Casa de Maceió precisam manter reservas diárias.

A quantidade de sangue coletado é de, no máximo, 450 ml, podendo ser acrescidos até 30 ml para exames laboratoriais

“O sangue que salva a vida do paciente não é aquele que vem de alguém da família, de um amigo, ou do vizinho que foi doar. É aquele que já está em estoque no nosso serviço”, destacou a enfermeira Karla Modesto. “Se não houver sangue adequado no estoque, no momento que eu tiver um paciente sangrando, ou na emergência após ter sofrido algum acidente, não vou conseguir fazer a transfusão. Embora a recepção do serviço possa estar lotada de pessoas dispostas a doar para aquele paciente específico, esse sangue, naquele momento, não vai poder salvar de imediato a vida dele”, enfatizou Karla.

 

“O sangue que salva a vida do paciente não é aquele que vem de alguém da família”, alerta enfermeira Karla Modesto

O processo de doação no Banco de Sangue da Santa Casa de Maceió é iniciado com um cadastro/identificação, segue com a triagem e avaliação clínica, o que leva, em média, 15 minutos. A quantidade de sangue coletado é de, no máximo, 450 ml, podendo ser acrescidos até 30 ml para exames laboratoriais. O organismo começa a repor o volume de sangue doado 24 horas após a doação. O plasma é renovado em até 72 horas, os glóbulos vermelhos em aproximadamente 4 semanas e o estoque de ferro precisa de 8 semanas.

 

Para preservar os fatores de coagulação, o plasma deve ser congelado em até 8 horas após a doação. A validade de uma bolsa de sangue doado depende do componente do sangue fracionado: concentrado de hemácias tem validade de 35 a 42 dias, dependendo da solução conservadora; no caso das plaquetas, elas podem ser usadas em até 5 dias; já a validade do plasma fresco congelado pode chegar a 24 meses.

A médica Socorro Albuquerque enfatiza a importância de manter o estoque seguro para atender pacientes oncológicos ou que passarão por cirurgia, entre outros casos. “O sangue é indicado em várias situações. Em algumas delas, só podemos usá-lo, pois não existe medicamento que o substitua. Por isso é tão importante o volume de doadores diários para conseguirmos manter o estoque seguro e atender as necessidades dos pacientes”, disse a médica.

Dra. Socorro Albuquerque alerta que, em algumas situações, não existe medicamento que substitua o sangue

Cada doação de sangue pode salvar até quatro vidas. Isso é possível porque cada bolsa coletada é fracionada por hemocoponentes (plasma, plaqueta e concentrado de hemácias) que serão utilizados nos pacientes de acordo com a indicação médica após o período de quarentena, ou seja, quando o material for liberado depois dos resultados laboratoriais.

Doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h30 e das 13h às 16h, no Banco de Sangue localizado na Rua Barão de Maceió

No próximo dia 25 de novembro é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue. “O grande desafio para quem trabalha nos serviços de hemoterapia é a manutenção dos estoques de sangue. Isso porque cerca de 1,4% da população brasileira doa com regularidade. A falta de conscientização é o primeiro de muitos entraves, pois, dificilmente vamos observar as pessoas comentando nas suas rodas de conversa, entre amigos, sobre o assunto. Geralmente, o tema surge quando alguém próximo ou mesmo uma pessoa famosa precisa de doação. E aí, os serviços sentem bem o impacto desses pedidos. Por isso é importante que campanhas sejam realizadas no sentido de conscientizar a população a fazer doações regulares de sangue”, ressaltou Dra. Socorro Albuquerque.

No Banco de Sangue da Santa Casa de Maceió, as doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h30 e das 13h às 16h. O estacionamento é gratuito. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 2123-6240.

Critérios básicos para doação:

Estar alimentado e em boas condições de saúde;

Ter idade entre 18 e 60 anos;

Portar documento oficial c/foto: (Identidade, Habilitação, Reservista com foto ou Carteira Profissional);

Pesar a partir de 55 kg;

Não ingerir bebida alcoólica no dia anterior;

Dormir pelo menos 6 horas durante a noite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames