Cirurgia cura pacientes que suam em excesso

Diretor Médico - Artur Gomes Neto

Diretor Médico – Artur Gomes Neto

O Centro Cirúrgico da Santa Casa de Maceió já devolveu a dignidade e a auto-estima a mais de mil pacientes que sofriam de Hiperidrose, doença que leva o sujeito a suar excessivamente através das mãos e pés, axilas, face e do couro cabeludo. Junto com a sudorese, bactérias e fungos contaminantes exalam odores que acabam por afastar de vez o sujeito do convívio social e que, em muitos casos, levam até à perda do emprego.
Não se trata de desleixo do paciente, já que a doença afeta entre 0,5% a 1% da população e pode ter como causa doenças como hipertiroidismo, diabetes, obesidade ou ser de origem desconhecida.
A Santa Casa opera cerca de seis pacientes por mês através de uma técnica conhecida como Simpatectomia. A cirurgia consiste na secção do nervo simpático, responsável pelo estímulo da sudorese. Vale lembrar que o SUS e os planos de saúde cobrem este procedimento.
A Hiperidrose afeta em Alagoas nada menos que 28 mil pessoas. Para tentar disfarçar o problema, alguns chegam a usar absorventes nas axilas ou usam continuamente tolhas para enxugar as mãos.
Segundo o cirurgião de tórax Artur Gomes Neto, pessoas que apresentam sintomas como mãos e pés frios e continuamente molhados podem ter Hiperidrose. A doença também pode provocar acidentes pessoais, principalmente em mulheres que usam salto alto. “Devido à sudorese nos pés, o risco de acidentes com mulheres é muito grande”, afirma.