Reajuste em tabela busca elevar transplante de órgãos no País
Em meio à programação da Semana do Doador de Órgãos, o Ministério da Saúde anunciou um conjunto de medidas para elevar o número de doações de órgãos e de transplantes no país. Entre elas, estão o reajuste dos valores pagos às equipes de transplantes dos hospitais, bonificação de 100% para os procedimentos que resultem efetivamente em transplante, criação de Organizações de Procura de Órgãos (OPOs), além da padronização do gerenciamento de transplantes em todo o País e o estabelecimento de mecanismos de controle social.
O impacto anual das novas medidas no gasto com transplantes será de R$ 60 milhões, elevando em 10% o atual orçamento, que é de cerca de R$ 500 milhões por ano. Segundo o cardiologista da Santa Casa de Maceió, José Wanderley Neto, a falta de incentivo ao segmento de transplantes tem afastado muitos especialistas da área e desestimulado a formação de novos profissionais.
As medidas também prevêem a implantação de procedimentos especiais para que os pacientes da rede pública realizem os exames necessários para sua inclusão nas listas de transplantes e concorram, em igualdade de condições, com os associados dos planos de saúde. Por 60 dias, as alterações sugeridas para o Regulamento Técnico do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), que completa 11 anos em 2008, estarão abertas à consulta pública na página virtual do Ministério da Saúde.
Deixe uma resposta