Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Pesquisa: câncer de mama é a maior causa de mortalidade entre brasileiras

No Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado hoje, o Instituto de Radioterapia da Santa Casa de Maceió divulgou um dos mais recentes levantamentos estatísticos sobre o câncer em Alago-as.
Os dados foram compilados do Registro Hospitalar de Câncer (RHC), que traz informações sobre todos os pacientes – homens, mulheres e crianças – atendidos pelo instituto entre 2000 e 2007 e que tiveram diagnóstico de câncer confirmado.
Assinado pelo oncologista Marcos Davi Melo, o estudo faz uma breve análise da situação do câncer de mama em Alagoas, apresentando ainda dados (vide tabelas) que revelam as dez neoplasias mais freqüentes segundo o tipo de tumor, o sexo e a faixa etária.
“Os registros do RHC revelam que houve um aumento de 40% nos casos de câncer de mama no período, saltando dos 159 pacientes em 2000 para 226 em 2007”, disse o oncologista Marcos Davi.
Citando uma pesquisa do Ministério da Saúde, Marcos Davi revelou ser o câncer a segunda maior causa de morte no Brasil e o câncer de mama, isoladamente, a maior causa de morte entre mulheres. O estudo revela também que todos os anos surgem cerca de 50 mil novos casos confirmados de neoplasia.
“Todos esses dados graves, uma vez que a prevenção do câncer de mama é relativamente simples, podendo ser realizada pela própria paciente ao apalpar a mama e por exames como a ma-mografia. O histórico de câncer na família também serve de alerta às mulheres”, acrescentou o especialista.
Sobre o câncer de colo de útero, Marcos Davi faz um alerta importante: “Um dado que não está em nosso levantamento e que já foi revelado por outras pesquisas de abrangência nacional, é que 90% das pacientes que tiveram diagnóstico de câncer confirmado nunca haviam feito exames preventivos”.
E prosseguiu: “Isso revela que mesmo o serviço de saúde estando mais próximo das mulheres existe ainda muita desinformação, principalmente entre indivíduos com baixa renda e baixa escolaridade. Daí a importância da imprensa em massificar e explicar tais dados à população, além de estimulá-las à prevenção contra o câncer”, frisou.
Segundo o Ministério da Saúde, o Instituto de Radioterapia é o único Centro de Alta Complexidade em Oncologia de Alagoas (CACON) capacitado para atendimento do público infantil, o que ga-rante a abrangência dos dados em levantamentos deste tipo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames