Provedor participa de encontro com o ministro da Saúde
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, participou de um almoço-debate com empresários e dirigentes setoriais em encontro realizado na última segunda-feira no Hotel Renaissance, em São Paulo. O evento reuniu mais de 300 participantes, dentre eles o médico alagoano Humberto Gomes de Melo, presidente da FENAESS (Federação Nacional dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde) e provedor da Santa Casa de Maceió.
Em sua palestra, Temporão apresentou os principais resultados das políticas públicas desenvolvidas durante os 20 anos do Sistema Único de Saúde (SUS). “A saúde atingiu um novo patamar e hoje tem um espaço importante na agenda social. Participei de muitos eventos internacionais e percebi o respeito dos demais países por termos esse sistema no Brasil, com um atendimento universal. Já avançamos muito, mas é claro que ainda temos desafios, principalmente com relação ao financiamento e gestão do SUS.”
Debate
Após sua apresentação, o ministro Temporão participou de um debate, em que respondeu perguntas de empresários e dirigentes do setor. Indagado sobre a crise financeira e como esta poderá afetar o Ministério, Temporão ressaltou que o Brasil enfrenta este período de turbulência mundial de maneira madura, mas acredita que, se o dólar aumentar ainda mais, a situação pode ser preocupante para o setor. “Muitos segmentos ainda dependem muito da importação de matérias-primas ”.
Sobre a possibilidade de investimentos estrangeiros em hospitais, hoje não permitido por lei, Temporão afirmou que há uma possibilidade de reavaliar essa questão. Já com relação aos custos elevados para incorporar inovações tecnológicas, ele ressaltou a importância de ser feita uma avaliação séria da relação custo-benefício. “O Ministério da Saúde criou uma comissão específica para isso. Temos que ter princípios definidos para a incorporação de novos equipamentos, procedimentos, medicamentos.”
Além do médico Humberto Gomes de Melo, prestigiaram no evento o presidente da CNS, José Carlos Abrahão; o presidente da ABIMED, Aurimar Pinto; o presidente da FBAH, Paulo Roberto Câmara; o presidente da AMB, José Luiz Gomes do Amaral; o presidente da FEHOESP, Dante Ancona Montagnana; e o presidente do SINAEMO e vice-presidente da ABIMO, Ruy Baumer.




Deixe uma resposta