Santa Casa cria “termômetro” para avaliar equipes

A Santa Casa de Maceió possui nada menos que 20 unidades de internação e três de tratamento, além de cerca de 600 profissionais de saúde, excluindo-se os médicos. Neste universo, avaliar o desempenho individual e coletivo não é tarefa fácil.
“Estamos falando de muitos aspectos subjetivos. Por isso, foi um verdadeiro desafio quando a Direção Médica propôs a criação de um prêmio para reconhecer o trabalho das equipes nas várias unidades existentes no complexo hospitalar”, disse a coordenadora de Enfermagem, Joseli Barros.
Nesta primeira edição do prêmio Equipe Nota 10, os profissionais do 1º Andar do Hospital Álvaro Peixoto, dentre eles enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, foram agraciados com placa, botons e um almoço de confraternização no Hotel Atlantic Suítes (antigo Meliá) na companhia do diretor médico da Santa Casa de Maceió, Artur Gomes Neto.
Um dos critérios de avaliação adotado pela Gerência Assistencial são os elogios registrados na Ouvidoria por pacientes e familiares. Outros critérios foram os seguintes: maior índice de assiduidade dos colaboradores, acertos nos processos definidos pela instituição, maior índice de notificação de não conformidades, menor número de glosas (suspensão da remuneração do SUS ou do convênio por erros no registro do atendimento), dentre outros.
Na oportunidade, o técnico de enfermagem Everaldo Cândido Junior, também do 1º Andar do Hospital Sampaio Marques, foi agraciado com o prêmio Colaborador Destaque 2008 e uma bicicleta 18 marchas. Dentre os critérios de avaliação, índice de assiduidade, elogios da Ouvidoria e da própria equipe multidisciplinar dentre outros aspectos.
A equipe premiada é composta pelos profissionais Everaldo Cândido, Rozineide Maria, Edneuza Soares, Elba Santos, Edson Batista, Maria Durcilene, Alexsandro Palmeira, Rosângela José, Tânia Maria, Roseane Gomes, Maria Cristina, Sara Leandro, Márcio Jorge, Priscilla Lisboa, Claudizete, Nildes Cardinalli, Lislaine Santos, Janice Rodrigues, Edineide do Nascimento, Aurilene Santos, Claudinete dos Santos, Adeilda Lima, Valéria Ferreira e José Anderson.