Tuberculose mata, mas tem cura
Ela já matou 1,7 milhão de pessoas em todo o mundo, é potencialmente contagiosa e facilmente transmitida pela saliva. Seu diagnóstico é rápido e pode ser feito na maioria dos postos de saúde, por meio do exame de escarro, ou através de um simples raio-x. Estamos falando da tuberculose, uma das doenças mais antigas da humanidade.
“Tosse por mais de quatro semanas pode indicar a presença da doença”, afirma a pneumologista da Santa Casa de Maceió, Fátima Alécio. Se no passado a tuberculose era incurável, hoje as drogas combatem a doença com eficácia. “O problema é que a doença pode ser fatal se não tratada ou se o paciente abandonar o tratamento”, acrescentou.
A tuberculose tem alto índice de cura graças à distribuição gratuita de medicamentos em centros especializados, como o 2º Centro de Saúde, na Levada, em Maceió. Porém, a demora no tratamento (seis meses) e a ingesta diária de nove drogas desestimulam o paciente. “Após 30 dias, a sensação de cura acaba levando o abandono. Com a rescindência do virus é preciso um novo esquema de tratamento”, finalizou a especialista.
Deixe uma resposta