Videoconferência debate infecções hospitalares nesta terça
A médica infectologista Marisa Santos, do Instituto Nacional de Cardiologia Laranjeiras (INCL) e do Pró-Cardíaco do Rio de Janeiro, ministrará palestra nesta terça-feira (10), dentro do Programa Rede Sentinelas em Ação.
A videoconferência, que poderá ser acompanhada a partir das 10 horas no Centro de Estudos da Santa Casa de Maceió, terá como pauta a vigilância de infecções hospitalares.
Conforme frisa a gerente de Riscos e Controle de Infecção Hospitalar da Santa Casa de Maceió, Tereza Tenório, a videoconferência não se destina apenas aos profissionais de sua gerência, mas a todos os que atuam em áreas críticas do atendimento hospitalar.
Lançado no dia 8 de maio de 2007, o Programa Rede Sentinelas em Ação é uma parceria da Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) com o IEP (Instituto de Ensino e Pesquisa) e visa criar uma rede colaborativa virtual de comunicação.
Por meio da participação dos hospitais inscritos, promove-se a capacitação de seus profissionais sobre possíveis riscos ao paciente em virtude da utilização de medicamentos ou equipamentos e se estabelece um novo canal de interação.
Realizadas sempre às terças-feiras, das 11h às 12h (horário de Brasília), o programa conta com tecnologia de videoconferência associada ao videostreaming sob comando da equipe da telemedicina para a geração e transmissão das palestras à distância para mais de 80 hospitais sentinelas de todo o País.
Os participantes podem conversar ao vivo com o palestrante ou enviar perguntas por meio de chat, ficando todos os programas disponíveis para consulta na videoteca do IEP.
Durante as transmissões os convidados abordam diferentes temas relacionados ao gerenciamento de riscos ou ao uso apropriado de tecnologias em saúde, como por exemplo, questões pertinentes ao uso racional de medicamentos, à hemovigilância e à higienização das mãos como estratégia para a redução e o controle de infecções hospitalares, entre outros.
Deixe uma resposta