Corpo clínico da Santa Casa participa hoje de curso sobre protocolos assistenciais

A diretora técnica do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), Mara Machado, estará em Maceió hoje (03/04) às 14 horas, para proferir a palestra ““Estruturação dos Protocolos Assistenciais””, evento que reunirá cerca de 100 profissionais do corpo clínico e assistencial da Santa Casa.
No encontro serão debatidos temas como “Visão sistêmica da gestão em serviços de saúde”; Estruturação da padronização dos planos assistenciais – Protocolos assistenciais”; Estruturação dos fluxos assistencias” e “Medição dos resultados da qualidade da assistência”. O evento é mais uma iniciativa da Santa Casa de Maceió em busca da acreditação.
Em recente entrevista, Mara Machado frisou que a acreditação busca introduzir a gestão da qualidade como uma ferramenta permanente de aprimoramento institucional; garantir maior eficiência e efetividade do atendimento; racionalizar a utilização de recursos humanos, financeiros e tecnológicos; e utilizar os referenciais de excelência do atendimento à saúde para reorganizar suas práticas.
Mara Machado elencou ainda outros objetivos, como a redução nos riscos para os pacientes, profissionais e colaboradores; o foco no desempenho da organização, utilizando uma abordagem centrada no processo do cuidado ao paciente/cliente; e, por fim, a ampliação da segurança dos usuários na escolha e utilização dos serviços.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Santa Casa de Maceió