Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Hospital Nossa Senhora da Guia reduzirá fluxo de gestantes para a Santa Mônica

O Hospital Nossa Senhora da Guia trará reflexos positivos para o atendimento obstétrico em Maceió ao reduzir o fluxo de gestantes para a maternidade Santa Mônica. A análise é do secretário de Saúde do município, Francisco Carlos Lins, que prestigiou a inauguração do Hospital Nossa Senhora da Guia, na última sexta-feira (08).
O novo hospital, vinculado à Santa Casa de Maceió, é a primeira unidade de atendimento materno-infantil gerenciada por uma entidade filantrópica a atender exclusivamente ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Além do representante do município, prestigiaram o evento, ao lado do provedor Humberto Gomes de Melo, o vice-provedor João Augusto Sobrinho; os bispos eméritos d. José Carlos e d. Fernando Iório; o monsenhor Pedro Teixeira; a presidente da Rede Nacional de Combate ao Câncer, Fátima Canuto; a psicanalista Rosinete de Mendonça Melo, além de diretores, gerentes, médicos e convidados.
O provedor Humberto Gomes de Melo ressaltou seu orgulho em atender uma antiga reivindicação da sociedade, que muitas vezes acompanha nas páginas dos jornais a superlotação de maternidades como a Santa Mônica e o Hospital Universitário. Lembrou, entretanto, que o Hospital Nossa Senhora da Guia representa também um desafio gerencial para a própria Santa Casa de Maceió, haja vista à baixa remuneração da tabela do SUS.
A inauguração do Hospital Nossa Senhora da Guia foi uma apresentação prévia da nova unidade à sociedade e à imprensa, uma vez que a maternidade iniciará suas atividades somente a partir do dia 18. O atendimento pediátrico, inclusive o serviço de pré-natal, terá início numa segunda etapa em data ainda a ser divulgada.
O Nossa Senhora da Guia ocupará as instalações do antigo Hospital Monte Cristo, no Poço, complexo que ainda está passando por reformas. Além de adquirir a estrutura física, a Santa Casa aproveitou cerca de 60% da equipe do Monte Cristo.
Conforme frisou o provedor Humberto Gomes de Melo, o Nossa Senhora da Guia realizará procedimentos de baixo e médio risco, encaminhando à Santa Mônica ou ao Hospital Universitário os casos de alto risco e que exijam internação em UTI neonatal.
Quando entrar em operação, o Hospital Nossa Senhora da Guia contará com dois centros cirúrgicos, maternidade climatizada e 74 leitos, sendo nove da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI). Oitenta colaboradores foram treinados para oferecer às gestantes o mesmo padrão de atendimento da Santa Casa de Maceió. Consta também do projeto de ampliação e reforma, a implantação, em breve, de dez enfermarias climatizadas.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Santa Casa de Maceió

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames