Santa Casa inaugura hoje maternidade exclusiva para o SUS

A Santa Casa de Maceió inaugura hoje (08), às 19 horas, o Hospital Nossa Senhora da Guia, primeira maternidade gerenciada por uma entidade filantrópica a atender exclusivamente às usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS). O serviçoo terá início a partir do próximo dia 18.
O Nossa Senhora da Guia ocupará as instalações do antigo Hospital Monte Cristo, no Poço, complexo que vem sendo alvo de ampla reforma. Além de adquirir a estrutura física, a Santa Casa aproveitou cerca de 60% da equipe do Monte Cristo.
Conforme frisou o provedor Humberto Gomes de Melo, o Nossa Senhora da Guia realizará procedimentos de baixo e médio risco, encaminhando à Santa Mônica ou ao Hospital Universitário os casos de alto risco e que exijam internação em UTI neonatal. Numa segunda etapa, a nova unidade da Santa Casa de Maceió prestará atendimento pediátrico e pré-natal.
O Hospital Nossa Senhora da Guia contará com dois centros cirúrgicos, maternidade climatizada, e 74 leitos, sendo nove da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI). Oitenta colaboradores foram treinados para oferecer às gestantes o mesmo padrão de atendimento da Santa Casa de Maceió. Consta também do projeto de ampliação e reforma, a implantação, em breve, de dez enfermarias climatizadas