“Reumatismo” é tema do Curso de Envelhecimento Ativo
O Curso de Envelhecimento Ativo, promovido pelo Serviço de Geriatria da Santa Casa de Maceió, aborda hoje (08/06) um tema que mobiliza geriatras e reumatologistas de todo o mundo: as doenças osteoarticulares.
A reumatologista Maria do Carmo, que ministrará a palestra no Centro de Estudos Professor Lourival de Melo, frisa que os problemas que afetam as articulações são a principal causa de limitações físicas e de locomoção na terceira idade. Estima-se que a metade da população geriátrica seja afetada por doenças osteoarticulares.
Um agravante é que, na maioria das vezes, tais problemas articulares não ficam limitados e localizados a uma única articulação. Normalmente, mais de uma articulação está comprometida, como no caso das osteoartrites e artrite reumatóide, aumentando substancialmente o risco de limitações das atividades e da dependência de terceiros.
Uma outra constatação é que muitas doenças reumáticas não possuem cura definitiva, mas apenas tratamento de longo prazo, como no caso das bursites e tendinites.
Evento
O Curso de Envelhecimento Ativo destina-se a idosos, sejam usuários da Santa Casa de Maceió, colaboradores da instituição, seus parentes ou pessoas da comunidade. O projeto é coordenado pela geriatra Helen Arruda com o apoio do Departamento de Serviço Social e profissionais de diversas áreas e setores da instituição.
As reuniões do Grupo de Envelhecimento Ativo ocorrem todas as segundas-feiras, das 14 horas às 16 horas, no Centro de Estudos Professor Lourival de Melo. O investimento para participar do curso é uma lata de leite ou um pacote de fralda geriátrica para doação a pacientes carentes.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Santa Casa de Maceió
Deixe uma resposta